CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Seminário: CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karuza • 7/6/2013 • Seminário • 544 Palavras (3 Páginas) • 7.521 Visualizações
CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Pode-se definir a contabilidade como uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro relativas aos atos e fatos da administração e da economia, mais especificamente, trata-se do estudo e do controle do patrimônio das empresas.
Isto é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos. A Contabilidade, desde a mais remota existência, vincula-se à sociedade e evoluem juntas à medida que a sociedade demanda da contabilidade as mais variadas informações, o que importa em se afirmar que, sem quaisquer dúvidas, a contabilidade é um componente social.
O Objeto é sempre o patrimônio de uma Entidade, definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros, pertencente a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas, como ocorrem nas sociedades informais, independentemente da sua finalidade, que pode ou não incluir lucro.
A Contabilidade realiza os seus objetivos por meio de informações aos usuários das demonstrações contábeis, sua função é registrar, classificar, auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, orientações sobre a composição e as variações desse patrimônio, para as decisões de seus administradores.
1.1.1 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Escrituração é o registro dos fatos que ocorrem no patrimônio, esse registro é feito em ordem cronológica, o que dá à contabilidade características da verdadeira história do patrimônio, pois os registros evidenciam a expressão monetária dos fatos e os selecionam de acordo com a natureza de cada um.
O empresário e a sociedade empresaria, são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão e Livro Diário.
PROCESSO ADMINISTRATIVO (PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR).
Planejar significa o que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos, e que seus atos são baseados em algum método ou plano, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.
Planejar é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, o planejamento incluem a análise da situação atual, a previsão de futuros, a determinação de objetivos e metas, a decisão sobre os negócios que a empresa deverá se engajar.
Organizar é o processo de arrumar o trabalho, a autoridade e os recursos na organização, criando uma estrutura organizacional, de modo que ela possa alcançar eficientemente seus objetivos.
Na função de Dirigir, os administradores se limitam a conduzir as atividades dos participantes internos, o que é um erro, pois além dos empregados, fazem parte da empresa também, os fornecedores, os consumidores.
A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Não basta
...