O Objetivo da Contabilidade
Por: gpagni • 6/8/2018 • Projeto de pesquisa • 656 Palavras (3 Páginas) • 153 Visualizações
→ Qual o objetivo da Contabilidade?
Tem como seu principal objetivo a permissão de avaliar a situação econômica e financeira de determinada pessoa/empresa que possua um patrimônio.
→ Quais procedimentos para Registro de Fatos Contábeis?
É preciso ter a documentação necessária para registro, como a data do ocorrido, o número da conta devedora e credora, histórico financeiro da transação, valor do registro e uma identificação especifica para todos os registro de determinado lançamento contábil. E também, há casos que são necessários cálculos, rateios e retenções de tributos.
→ Definições:
∙ Escrituração: é considerada a mais importante das técnicas contábeis, a partir dela é desenvolvida técnicas de demonstração, analise e auditoria, seu objetivo é fornecer a pessoas informações sobre um patrimônio determinado.
∙ Demonstrações Contábeis: além de ser uma representação monetária de fins patrimoniais e financeiro, é responsável por controle de gastos, organizar orçamentos, seguir a evolução patrimonial e contribuir na tomada de decisões.
∙ Balanço Patrimonial: é considerado um relatório contábil, originado após o registro dos fatos contábeis da empresa. Exibe todos os registros contábeis, para que a pessoa/empresa possa ter uma posição patrimonial e conhecer seus bens, direitos e obrigações, e ter conhecimento de suas fontes de recursos e planejamentos futuros.
∙ Demonstração do resultado do Exercício/DRE: há como objetivo principal apresentar um efeito claro em relação ao conjunto de operações realizadas no período determinado, tornando possível uma administração voltada para o aumento de suas habilidades e competências.
∙ Analise das demonstrações contábeis: Uma forma de realizar a análise, semelhança e interpretação dos demonstrativos financeiros desejando obter dados para alcançar uma identificação sobre a situação econômica e financeira da empresa.
→ Partidas Dobradas:
Cada lançamento a debito deve corresponder a um lançamento a credito. A soma dos saldos das contas devedoras devem ser igual ao somatório das contas credoras.
→ Debito e Credito no Livro Diário e Livro Razão:
O livro razão nada mais é do que a consequência do diário bem construído ,no qual são apresentados , com individualidade, clareza e indicação do documento conclusivo, dia a dia, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, sendo assim , o uso da regra debito e credito , acontecera dentro do diário bem desenvolvido , e transportado ao razonete, para então tomar decisões de formas inteligente e rápida, no qual dentro do razão há como encontrar quanto devo, e quanto pode-se cobrar, porque todas as contas serão organizadas conforme a sua nomenclatura , por exemplo, na conta caixa, toda vez que entrar dinheiro no caixa, debita se o valor, e toda vez que sair um valor, credita este valor.
→ Regime de Caixa x Regime Competência:
Exemplo:
[pic 1]
∙ Regime competência: são os valores avaliados dentro do mês de origem, ou seja, na data da ação do serviço como a compra do material, da venda, não importando se o item será pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.
∙ Regime de caixa: Este é o contrário, ou seja, é considerado o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária.
→ Plano e Aplicações de recursos:
∙ Plano de recursos: é como se fosse aquilo que é determinado passivo do plano de contas da empresa, o objetivo é mostrar o que é necessário ser realizado, para que tenha o resultado esperado.
...