O PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Por: Ana Cecilia Lemos • 18/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.092 Palavras (5 Páginas) • 128 Visualizações
FACULDADE SUL AMERICANA – FASAM
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Ana Cecília Lemos Gonçalves
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Goiânia
2019
ANA CECÍLIA LEMOS GONÇALVES
Patrimônio Líquido
Trabalho apresentado na disciplina de MTC para obtenção de nota parcial da n1.
Sob orientação: Esp. Taynnara Rodrigues
Goiânia
2019
Sumário
1. Introdução 4
2. Patrimônio Líquido (PL) 5
2.1 Divisão do Patrimônio Líquido 5
2.2 Importância do Patrimônio Liquido 6
2.3 Situações em que pode apresentar o Patrimônio Líquido 6
3. Considerações Finais 8
4. Referências 9
- Introdução
Na contabilidade, o patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo da organização, ou seja, entre os bens e direitos que ela possui e suas obrigações.
Em linhas gerais, o significado de patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma organização, o que ela possui descontadas as contas que precisa pagar. Ele representa a fonte interna de recursos da empresa e o quanto seus proprietários têm investido na companhia.
- Patrimônio Líquido (PL)
Dentro do Grupo Patrimônio Líquido existem algumas contas. Todas as contas do grupo se referem ao resultado da empresa, reserva de lucro, prejuízos acumulados e coisas do gênero. Números referentes aos resultados da empresa e dados referentes ao capital subscrito e números semelhantes, ficam todos no Patrimônio Líquido. Normalmente, para manter os saldos positivos do PL, o contador deverá lançar as contas do PL a crédito. Contas no PL a crédito estão positivas, se houver saldos a débito, como é o caso dos prejuízos acumulados, então o saldo é negativo, redutor. Então basicamente quando uma empresa inicia seus negócios, na contabilidade a empresa tem início pelo lançamento da subscrição do capital social. Geralmente os empresários e sócios da empresa fazem a integralização de capital em espécie (dinheiro). Assim, a empresa tem capital e já pode começar a pagar e movimentar seus negócios. Esse lançamento de início (de abertura) se dá no Patrimônio Líquido, com um lançamento a débito no Ativo (Caixa), por exemplo, e posteriormente um lançamento de Capital Social no PL (a crédito). “O montante pelo qual o patrimônio líquido é apresentado no balanço patrimonial depende da mensuração de ativos e passivos.” (RIOS, 2017 p.19).
2.1 Divisão do Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Segundo (PADOVEZE, 2019, p.67), essa corporação se baseia em:
- Movimentação do patrimônio líquido
Integralizações de capital
Outros acréscimos do PL
Correção monetária
-Capital Social
Ações do capital-quantidade
Contrapartida
2.2 Importância do Patrimônio Liquido
O PL é importante na hora de analisar e verificar um Balanço Patrimonial. Como já foi mencionado, é nesse grupo que o empresário poderá verificar qual é o seu saldo de reserva de lucros, quanto capital já foi integralizado na empresa, se existe algum saldo de prejuízos acumulados. São muitos números relevantes que existem dentro do Patrimônio Líquido. Querendo ou não, o PL é uma espécie de resumo dos anos anteriores da empresa.
Ao estudar uma empresa listada na bolsa de valores, se a mesma já vem com uma reserva de lucro elevada ou possui prejuízos acumulados, você rapidamente poderá identificar que a empresa já vem de bons resultados ou não.Além disso, você pode analisar o tamanho do capital integralizado na empresa. Se respeitarmos a classificação definida por Oliveira e Nagatsuka (2000, p. 64), verificamos que o PL pode ser aumentado com mais recursos colocados pelos sócios ou com os lucros das atividades não distribuídos aos sócios.
...