O PROJETO DE CONTROLADORIA
Por: Rogerio Torres • 8/6/2019 • Monografia • 5.360 Palavras (22 Páginas) • 212 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este estudo foi realizado com base em uma escola de dança de salão situada na cidade de campinas – SP, onde serão demonstrada as suas características principais, histórias, demonstrativos contábeis, análise financeiras e suas projeções para os próximos anos, além de fornecer informações culturais, sociais e benéficas que a dança proporciona impactando substancialmente na sociedade ao redor.
Através deste estudo, mostraremos as informações contábeis, administrativas e gerenciais sobre a rotina de uma escola de dança na qual se enquadra como uma empresa prestadora de serviço, também mostraremos seus índices financeiros e econômicos e outros relatórios úteis para que possa ser desenvolvida uma contabilidade gerencial dentro da empresa, que é essencial para o crescimento e expansão de seus negócios, sendo este um dos principais motivos, a continuidade da empresa.
Como ponto de partida, utilizamos os demonstrativos contábeis da escola de dança Canto da Dança, realizamos pesquisas sobre seu principal ramo de atividade que é a dança de salão, que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, criatividade, musicalidade, socialização e descontração sendo procurada pela mais ampla variedade de pessoas.
Concluímos, que independente do ramo de atividade de uma empresa, ela deverá ter uma estrutura financeira/administrativa para que possa se manter competitiva no mercado, que está cada vez mais complexo, buscando sempre cumprir seus objetivos e metas, proporcionando um serviço de alta qualidade como diferencial.
2 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
[pic 1]
Figura 1 – Logotipo Cia Canto da Dança
Nome: Canto da Dança Campinas
Endereço: Avenida Alberto Sarmento, 555 – Bonfim
Telefone: (19) 99134-5353
Cidade/UF: Campinas / SP
CEP: 13070-711
CNPJ: 11.789.414/0001-77
Opção tributação: SIMPLES NACIONAL
2.1 – A História da Empresa
A escola Canto da Dança foi fundada em 2002, por Vilson Figueira, a fim de inovar e expandir a cultura da dança na localidade de Campinas e região situada na Avenida Alberto Sarmento, sendo um ponto estratégico e de fácil acesso onde se encontra até hoje.
O Canto da Dança sempre teve em sua essência a primazia de ser um espaço onde todos se sintam confortáveis e também seja um lugar social, onde as pessoas possam ir, além de buscar lazer, encontrar amigos, para descontração e também cuidados com o corpo e mente.
A escola conta com professores qualificados, todos eles formandos pelo próprio diretor Vilson Figueira, para lecionar aulas dos mais variados ritmos, disponibilizando uma ampla grade de aulas para que o aluno possa ingressar na turma que mais lhe for adequada, ensinando desde conceitos básicos até avançados, a melhorar a postura corporal, coordenação motora e a percepção tanto de seu corpo, como o de sua parceira e assim, oferecer meios para que o aluno consiga exercer uma dança agradável em qualquer lugar, ou, para os mais dedicados, dançar elegantemente a ponto de se apresentar em vários lugares do Brasil.
Samba de Gafieira, Forró, Salsa, Sertanejo, Zouk são uns dos vários ritmos que a escola oferece, e para oferecer uma aula de alta qualidade conta com uma ampla equipe de bolsista que concentra seus esforços em atender os alunos com toda a atenção necessária.
Um diferencial marcante da escola é a montagem de coreografias para casamentos, aniversários, eventos empresariais entre outros.
2.2 – Missão
Apresentar a dança de salão de um modo simples e prático afim de que possa ser praticado por todas as pessoas sem distinção, através de uma didática própria e com professores especializados, ensinando desde as técnicas básicas até as mais elaboradas para que o aluno absorva o máximo, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida, buscando equilíbrio da saúde, alcançando o bem estar físico, social e psíquico de seus alunos.
2.3 – Visão
Buscar ser referência no ensino da dança de salão e satisfação de seus clientes, proporcionando atender seus anseios, desde os que procuram apenas lazer e até os alunos mais dedicados com o objetivo de profissionalizar-se.
Tornar-se amplamente reconhecida e atrair cada vez mais pessoas, para que num futuro próximo, sejam inaugurada novas unidades, e para atingir esses objetivos, participa de vários concursos, eventos, concursos, apresentações públicas, e desta forma chegar mais próximo de seu publico alvo e patrocinadores, divulgando que a dança é para todos, buscando o aprimoramento continuo e inovando sempre.
2.4 - Valores
Alegria, descontração e manter uma proximidade com todos, para que seus alunos absorvam ao máximo o conteúdo das aulas e respeitar o tempo de aprendizado de cada aluno, com ética, transparência e competência são um de seus valores.
Outro valor primordial da escola é o comprometimento de toda sua equipe em receber, auxiliar e orientar frequentemente a todos os alunos, mantendo assim com uma relação de amizade entre alunos/professores/equipe.
2.5 – Objetivos e Metas Estratégicas
Sua meta é tornar-se reconhecida como a melhor escola de dança de salão da região nos próximos 5 anos, para isso conta com algumas aulas abertas e gratuitas ao público e assim atraindo mais pessoas que tem a curiosidade pela dança, porém são tímidas, aulas vips onde um grupo de amigos escolhe o professor, o horário e os dias que serão lecionadas essas aulas, Workshops e participando de vários concursos e campeonatos de dança, atraindo assim a atenção do público alvo para o aumento de alunos matriculados e possíveis patrocinadores
Seu objetivo consiste em acolher e manter seus alunos o maior período possível, sempre inovando nos assuntos abordados em aula, sendo que seu principal marketing se dá através de seus alunos, que divulgam positivamente sobre a escola, atraindo cada vez mais pessoas que futuramente possam ingressarem como alunos, tornando-se um ponto de referência para a sociedade através da diversificação cultural e convívio social que a dança proporciona.
2.6 – Sistema Organizacional
A escola Canto da Dança está descrito através do seguinte organograma.
...