O Planejamento financeiro com a gestão da operação sob o ponto de vista de custos
Por: Lucascruiz • 4/9/2018 • Trabalho acadêmico • 3.996 Palavras (16 Páginas) • 265 Visualizações
SENAC
Adriano César Norberto de Souza
Regina Helena da Silva
Roberto Pires da Costa
Walter John da Silva Moura
Planejamento financeiro com a gestão da operação sob o ponto de vista de custos
Ribeirão Preto
2015
Adriano César Norberto de Souza
Regina Helena da Silva
Roberto Pires da Costa
Walter John da Silva Moura
Planejamento financeiro com a gestão da operação sob o ponto de vista de custos
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Senac – Ribeirão Preto, como exigência parcial para obtenção do título de Especialista em Controladoria e Finanças.
Orientador Prof. Ms. Rafael Moreira Antônio
Ribeirão Preto
2015
Adriano César Norberto de Souza
Regina Helena da Silva
Roberto Pires da Costa
Walter John da Silva Moura
Planejamento financeiro com a gestão da operação sob o ponto de vista de custos
Orientador Prof. Ms. Rafael Moreira Antônio
A banca examinadora dos Trabalhos de Conclusão, em sessão pública realizada em ____/_______/_______, Considerou os (as) candidatos (as):
1) Examinador(a)
2) Examinador(a)
3) Presidente
EPÍGRAFE
“O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro”
(Franklin D. Roosevelt)
RESUMO
Palavras-chave: 1. Custos. 2. Planejamento Financeiro. 3. Estratégias Organizacionais. 4. Processo e Operações.
O presente trabalho tem o intuito de diagnosticar, inicialmente, a condição administrativa e financeira de uma empresa que, a princípio, foi criada como meio de subsistência familiar e que se estabeleceu no mercado com o passar dos anos e que, portanto, passou a ter a necessidade de se posicionar, a partir de estratégias organizacionais, como entidade empresarial, em consequência da busca por crescimento e também por novos mercados.
Partindo deste pressuposto, o trabalho faz uma avaliação conceitual e exemplificada a respeito da gestão estratégica de custos para as entidades empresariais, como uma ferramenta fundamental para fins gerenciais e de potencialização dos processos e operações da mesma mediante a pressão no nível de exigibilidade do mercado.
A importância das informações de gestão de custos é um fator determinante nas tomadas de decisões da organização, o que influenciará, objetivamente, nas suas ações de planejamento financeiro e controle.
Conclui-se que as informações de gestão estratégica de custos são imprescindíveis na viabilização do processo de evolução empresarial e sua sobrevivência num ambiente de negócios globalizado e agressivamente competitivo.
ABSTRACT
Keywords: 1. Costs. 2. Financial Planning. 3. Organizational Strategies. 4. Process and Operations.
This paper is intended to diagnose, initially, the administrative and financial condition of a company that, at first, was created as a means of family subsistence, which has established itself in the market over the years and therefore now has the need to position, from organizational strategies such as a corporate entity, as a result of the search for growth and also for new markets.
On that basis, work out a conceptual evaluation and exemplified regarding the strategic management costs for business entities, as a key tool for management purposes and enhancement of processes and operations of the same by the pressure in the market liability level.
The importance of cost management information is a determining factor in making organizational decisions, which will influence objectively in their financial planning and control actions.
It is concluded that the strategic management of information costs are essential to the viability of the business development process and its survival in a globalized and aggressively competitive business environment and Operations.
LISTAS DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 – Fluxograma operacional implantado 15
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO I 11
Pesquisa de Conteúdo 11
CAPÍTULO II 13
Relatório Técnico 13
CAPÍTULO III 15
Proposta de intervenção 15
Fluxograma 15
CAPÍTULO IV 19
Considerações Finais 19
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
No decorrer do tempo, o avanço econômico e tecnológico exige cada vez mais do profissional, vasta carga de conhecimento, para que possam reduzir os custos e despesas operacionais dentro de uma empresa, otimizando os seus processos com mais eficiência e, consequentemente, a maximização dos lucros.
Eliseu Martins aponta que “Controlar significa conhecer a realidade, compará-la com o que deveria ser, tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens e tomar atitudes para sua correção” (2010 p. 306); ou seja, o planejamento financeiro torna-se uma análise indispensável para as organizações, pois através de ferramentas estratégicas, principalmente da controladoria, podemos visualizar e identificar erros nas operações, intervindo com planos corretivos solucionando a curto ou médio prazo.
...