O Plano de Contas
Por: ednappaiva • 24/9/2015 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM[pic 1]
ALEXSANDRA LOPES DE LIMA
EDNA Mª RAMIRES DE PAIVA
IZABELLA MERCEDES COSTA MANSO
JEAN MAURICE HUET
REBECA OLIVEIRA ALVES
PLANO DE CONTAS
MANAUS
2015
ALEXSANDRA LOPES DE LIMA[pic 2][pic 3]
EDNA Mª RAMIRES DE PAIVA
IZABELLA MERCEDES COSTA MANSO
JEAN MAURICE HUET
REBECA OLIVEIRA ALVES
PLANO DE CONTAS
Trabalho solicitado para obtenção
de nota parcial da disciplina de
Contabilidade da Faculdade de
Administração na Universidade
Federal do Amazonas
Orientadora: Prof.ª Silvia Elaine
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO[pic 4]
O presente trabalho é sobre Plano de Contas, especificamente sobre o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade com o intuito de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
PLANO DE CONTAS
O plano de contas é uma lista que apresenta as contas necessárias para registrar os eventos econômicos e financeiros. Trata-se de uma ordenação sistemática de todas as contas que fazem parte do chamado Plano Oficial de Contas (ou POC). Para facilitar a identificação de cada uma das contas e subcontas, o plano de contas costuma ser codificado. Este processo implica afetação de um símbolo, podendo ser um número, uma letra ou a combinação de ambos, a cada uma das contas.
O sistema mnemotécnico mais usual para codificar o plano de contas é a numeração decimal, que permite agrupamentos ilimitados e facilita a tarefa de juntar e intercalar novas contas. Por exemplo: 1 Ativo, 1.1 Ativo corrente, 1.2 Ativo não corrente, 1.1.1 Caixa e Depósitos, 1.1.2 Investimentos correntes.
Em geral, o plano de contas é complementado com um manual de contas, que contém as instruções necessárias para a utilização das contas que fazem parte do POC.
O plano de contas confere uma estrutura básica à organização do Plano Oficial de Contas, pelo que é considerado como um meio de obter informação de forma simples. O plano de contas deve obedecer a vários requisitos, dos quais citaremos a homogeneidade, a integridade (deve apresentar todas as contas necessárias), a sistematicidade (deve seguir uma determinada ordem) e a flexibilidade (deve permitir que sejam introduzidas novas contas).
Por outro lado, é importante, na hora de elaborar um plano de contas, recorrer a terminologia clara para denominar cada conta, partindo do geral para o particular.
Para melhor compreensão, usaremos como exemplo uma empresa fictícia do ramo gastronômico chamada Adm Lanches localizada no campus de uma universidade federal no estado do Amazonas, que dispõe de dois atendentes e dois chapeiros (que se revezam no horário de funcionamento de 08:00h às 22:00h de segunda a sexta e de 08:00h às 13:00h aos sábados).
Para o perfeito entendimento do plano de contas da organização faz se necessária a compreensão do manual de contas da mesma, que tem seus números em forma de códigos atrelados as seguintes despesas:
01. Despesas operacionais
01.01. Despesas administrativas
01.01.01.Água
01.01.02.Energia elétrica
01.02. Gastos com pessoal
01.02.01.Benefícios
01.02.02.Encargos
01.02.03.Salários
01.03. Manutenção e limpeza
01.03.01.Serviços de limpeza
01.03.02. Serviços de manutenção
01.04. Materiais
01.04.01. Materiais de escritório
...