O Quociente de Liquidez
Por: Letícia Metallicatgirl • 18/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.372 Palavras (6 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO EM GRUPO – TG
ALUNA: Letícia Figueiredo da Fonseca – RA: 1540965
POLO
Rio das Ostras
2017
[pic 2]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------- 03
- ÍNDICE DE LIQUIDEZ ----------------------------------------------------------------- 04
- Quociente de Liquidez Imediata ----------------------------------------------------- 04
- Quociente de Liquidez Corrente ----------------------------------------------------- 05
- Quociente de Liquidez Seca --------------------------------------------------------- 06
- Quociente de Liquidez Geral --------------------------------------------------------- 06
- ÍNDICES DE ENDIVIDAMENTO ---------------------------------------------------- 07
- Quociente de Composição das Exigibilidades ----------------------------------- 07
- Quociente da Participação de Capital de Terceiros ---------------------------- 08
- Quociente de Imobilização do Patrimônio Líquido ------------------------------ 08
- ESTUDO DO CASO – COMÉRCIO DE BRINQUEDO S CÉU DOURADO LTDA. --------------------------------------------------------------------------------------- 09
- CONCLUSÃO ---------------------------------------------------------------------------- 10
- REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------- 11
[pic 3]
- INTRODUÇÃO:
Possui como principal objetivo da análise de balanço verificar a situação econômico-financeira de uma organização, através de relatórios gerados pela contabilidade e outras informações pertinentes.
É apresentado em forma de relatório que está incluso uma análise estrutural, a composição do patrimônio e um conjunto de índices e indicadores que são considerados com cuidado, o resultado da análise balanço, e é através dele que o analista tira suas conclusões.
Os dados apresentados na análise são utilizados como base para o auxílio e instrumentação dos gestores, investidores, fornecedores, bancos e outros interessados em saber a situação financeira da organização.
No estudo de caso que será apresentado constarão os conceitos dos principais índices de liquidez e endividamento que são utilizados na análise de balanço e será apresentado um caso prático de concessão de financiamento bancário de uma organização, onde a instituição financeira realizará uma análise da posição financeira que a organização financeira requerente se encontra.
[pic 4]
- ÍNDICES DE LIQUIDEZ:
São razões entre determinadas variáveis contábeis de uma organização a fim de indicar a capacidade que essa organização tem como quitar suas dívidas, utilizando os seus bens e direitos. De forma geral, a liquidez decorre da capacidade da organização em ser lucrativa, decorrente a partir da sua administração.
Os índices de liquidez são divididos em quatro principais quocientes: liquidez imediata, liquidez corrente, liquidez seca e liquidez geral.
- Quociente de Liquidez Imediata:
De todos os quocientes esse é o mais conservador, pois considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras sem seu cálculo, ou seja, apenas contas possíveis de quitação em curto prazo das obrigações. Esse quociente é o de menor interesse para as empresas, pois gera pouca rentabilidade.
Esse quociente se torna de grande importância para análise da situação da empresa em curtíssimo prazo da empresa, pois se exclui do seu cálculo os estoques, as contas e valores a receber.
Fórmula:
Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante |
[pic 5]
- Quociente de Liquidez Corrente:
Esse índice relaciona quanto está disposto para conversão imediata em capital para quitação das dívidas em curto prazo. É o melhor indicador da situação de liquidez da empresa. Ela é calculada através da razão entre a soma dos direitos de curto prazo (Ativo Circulante) e a soma das obrigações de curto prazo (Passivo Circulante), e tais informações são obtidas de maneira fácil pelo Balanço Patrimonial.
Fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
|
[pic 6]
- Quociente de Liquidez Seca:
Esse quociente se assemelha ao de Liquidez Corrente, a única coisa que diferencia é que nesse quociente se exclui o estoque, em geral o ativo circulante de menor liquidez. A Liquidez Seca serve para verificar se é possível ou não a empresa cumprir as obrigações em curto prazo, porém é desconsiderado o estoque, pois o mesmo pode estar obsoleto e não representa de fato a realidade no balanço contábil.
Fórmula:
...