O RESULTADOS E DISCUSSÃO
Por: Bethheitormiguel • 6/10/2020 • Projeto de pesquisa • 1.726 Palavras (7 Páginas) • 128 Visualizações
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A fazenda onde foi aplicado o questionário, encontra-se localizado no Oeste da Bahia ocupando uma área total de 13.400 hectares sendo que a área plantada é de 6.700 hectares.
As principais culturas agrícolas da região são soja, algodão e milho, a região do extremo Oeste baiano é uma das que mais crescem e impulsionam o desenvolvimento da economia do estado tendo o algodão como a segunda cultura mais importante da região Oeste (ABAPA).
A Contabilidade Rural possui instrumentos estratégicos que são usadas na gestão do agronegócio, com a intenção de demonstrar seus déficits e superávits. Os empresários rurais precisam cada dia mais de um gerenciamento e controle de suas operações, fato este, indispensável para tomada de decisões.
O empresário rural precisa ter informação e capacidade para o gerenciamento e tomada de decisões, abstraindo de técnicas de produção, visão de mercado e controle de custos.
Ao transcorrer deste trabalho, iremos demonstrar os instrumentos para uma gestão estratégica, conforme segue.
4.1 Fluxo de Caixa
Em meio aos utensílios utilizadas, temos o Fluxo de Caixa, que segundo Zdanowicz(2004, p. 19), “é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período”.
Conforme Zdanowicz(2004, p. 23), o objetivo do fluxo de caixa é [...]a projeção das entradas e das saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prognosticar a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis para a empresa.
O fluxo de caixa é importante para a boa direção de um empreendimento, sendo que, é através dele que a organização poderá prever os resultados da empresa no próximo período.
Zdanowicz (2004, p.29) cita a função do administrador financeiro em relação ao fluxo de caixa, onde por meio da elaboração do fluxo de caixa, o administrador financeiro procura conciliar a manutenção da liquidez e do capital de giro da empresa, para que esta possa honrar com as obrigações assumidas perante terceiros na data do vencimento, bem como a maximização dos lucros sobre os investimentos realizados pelos acionistas.
Sendo assim, percebemos como o método do fluxo de caixa tem um controle estratégico para todas as gestões, de maneira que seja possível demonstrar todas as movimentações características da organização, e assim reduzindo custos e gerando rentabilidade.
4.2 Balanced Scorecard
Dentre as demais opções de ferramentas de apoio a gestão do agronegócio, podemos destacar como outra opção de grande importância o Balanced Scorecard, na qual podemos definir como sua metodologia, segundo Silva e Santos (2006, p.60), onde, [...] Balanced Scorecard (BSC), define a visão e a estratégia de uma organização em termos de metas e objetivos específicos e mensuráveis.
Expõe também o formato de estruturar esses objetivos estratégicos em uma série de medidas-chave de execução. A ideia inicial é que inovação e aprimoramento dentro de uma organização, acoplados aos processos de negócios eficazes e eficientes, com a finalidade de satisfazer o cliente por produtos e serviços de qualidade.
No BSC, a apresentação gráfica dos resultados financeiros resultantes de ações já tomadas é complementada pelas medidas operacionais de satisfação dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento, ou seja, dos elementos básicos que conduzem a empresa para o futuro desempenho financeiro do negocio. (SILVA E SANTOS, 2006, p.60)
Desta forma, para que ocorra a aplicação do BSC na propriedade agrícola, são necessários três aspectos, conforme cita Silva e Santos (2006, p.60),
A integração entre as quatro expectativas para que estas não se tornem isoladas dentro do contexto em que estão sendo empregadas;
O balanceamento entre os graus de importância das expectativas do BSC, e
Que o BSC seja visto pela organização como um sistema de gestão estratégica e não somente gestão financeira.
Sendo assim, conseguimos entender que o Balanced Scorecard tem como finalidade evidenciar todos os níveis da empresa, demonstrando a sua missão e estratégia, com o intuito de chegar aos resultados, tais como lucratividade, satisfação e demais vantagens.
4.3 Análise do Capital de Giro
Desta maneira, para medirmos o desenvolvimento do empreendimento e se o mesmo está de acordo com as expectativas de crescimento necessitaremos realizar a análise do capital de giro.
Sendo assim, Matarazzo (2010, p. 283) define que a necessidade de Capital de Giro é a chave para a administração financeira de uma empresa.
Podemos definir a gestão do capital de giro como a gestão do ciclo de comprar, produzir e vender ou revender produtos e serviços. Ela se caracteriza pela gestão do conjunto de atividades do sistema empresa necessárias para gerar produtos e serviços e entregá-los para sua comunidade de clientes. Significa, portanto, a gestão da utilização dos recursos necessários para o processo de transformação, a gestão do processo de transformação dos produtos e serviços e, finalmente, a gestão do processo de entrega dos produtos e serviços aos clientes. (PADOVEZE, 2005, P.191).
Para-se obter a análise do Capital de Giro, devemos executar e entender três ciclos, que se referem a Ciclo Operacional, Ciclo Econômico e Ciclo Financeiro.
Padoveze (2005, p.191), define os três ciclos da seguinte maneira:
Ciclo operacional corresponde a todas as ações necessárias e exercidas para o desempenho de cada atividade. É o processo de gestão de cada atividade que inclui planejamento, execução e controle.
Ciclo econômico evidencia os eventos econômicos no momento em que eles acontecem, bem como sua mensuração econômica. É no ciclo econômico que se apura o resultado do desempenho das atividades.
Ciclo financeiro corresponde ao processo de efetivação financeira de cada evento econômico em termos de fluxo de caixa.
A Gestão do Capital de Giro para o agronegócio, é feito em torno de uma técnica operacional onde se trabalha para a geração de lucros, ou seja, comprar estoques, produzir, vender e receber, voltar a comprar estoques, produzir e vender/receber, apontando continuamente resultados positivos ao empreendedor.
4.4 Análise das Demonstrações Financeiras
Além da análise do Capital de Giro, o empreendimento também pode ser avaliado por meio da análise das Demonstrações financeiras, sendo sua análise realizada por meio de um conjunto de procedimentos e conceitos, aplicados de maneira inter-relacionada, obtém-se uma série de indicadores que permite fazer avaliação sobre as situações econômica e financeira da empresa, bem como uma avaliação do retorno de investimento. (PADOVEZE, 2005, P. 215).
...