TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de ativos da empresa

Artigo: O conceito de ativos da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

A contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo principal controlar o patrimônio das entidades econômico-administrativas e suas variações. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização. As empresas, de maneira geral, têm receita e despesas constantes durante os meses do ano, e a apuração desse resultado informará se neste período houve lucros ou prejuízos. Se as receitas do período são maiores que as despesas, haverá lucro, se ocorrer o inverso, A contabilidade é uma ciência social que tem como objetivo principal controlar o patrimônio das entidades econômico-administrativas e suas variações. É a contabilidade através de seus registros que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, bem como este registro representa a possibilidades de orientações de planos futuros da organização. As empresas, de maneira geral, têm receita e despesas constantes durante os meses do ano, e a apuração desse resultado informará se neste período houve lucros ou prejuízos. Se as receitas do período são maiores que as despesas, haverá lucro, se ocorrer o inverso, despesas maiores que receitas, haverá prejuízo.

Ativo é tudo onde estão englobados os bens e direitos da empresa, sendo considerados como bens as duplicatas a receber, contas a receber, caixa, carros, imóveis, terrenos, maquinários, entre outros e como Direitos tudo que a empresa tem direito a ter. Exemplo: Duplicatas a Receber ou Contas a Receber, toda empresa tem direito de receber aquele valor estipulado.

Pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim, como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir esse potencial de serviços em unidades monetárias. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos. De fato, a expressão recursos econômicos é mais abrangente, porém, o conceito ainda se limita à posse do ativo. Sprouse e Moonits (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) também abordam o tema e ao conceituá-lo, passam a ideia de benefícios futuros esperados. Os autores, porém ao dar ênfase às transações com terceiros ignorando que os ativos podem ser gerados de maneira interna, a exemplo do esforço em pesquisa e desenvolvimento e de outros ativos intangíveis. Martins (1972, apud IUDÍCIBUS, 2009) deixa claro que é o valor dos benefícios futuros que determinará o valor do ativo e não o agente, embora seja difícil separá-los. Iudícibus (2009), por fim, destaca a conceituação elaborada

A conquista ou a perda de um monopólio não estão sendo registradas pela Contabilidade Financeira, mas podem afetar o valor da empresa e o patrimônio de seus acionistas. Nos ativos intangíveis também temos os gastos com a organização, marca, patente, direitos autorais, franquias, custo de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisas e desenvolvimento, capital intelectual egoodwill.

o valor do ativo, ao se constituir a busca pelo valor justo, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com