O conceito de patrimônio líquido
Artigo: O conceito de patrimônio líquido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ppppppppp • 25/11/2013 • Artigo • 348 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
O Patrimônio Líquido representa o total das aplicações dos proprietários na empresa, ou seja, quanto cada sócio tem aplicado na empresa e sendo assim qual a cota de parte de cada um. (Marion, 1986).
Toda empresa necessita de uma quantia inicial de recursos para efetuar suas primeiras aquisições, seus primeiros pagamentos e etc. Os proprietários, então, concedem suas poupanças com o objetivo de proporcionar à empresa os meios necessários ao inicio do negócio. Essa quantia inicial concedida pelos proprietários denomina-se, contabilmente, capital, que poderá ser aumentado a qualquer momento. (MARION, 1986).
O Patrimônio Líquido é o patrimônio residual e representa os valores do capital próprio da empresa (e, consequentemente, de seus proprietários) aplicados na própria empresa. (PADOVEZE, 2010, p. 311)
Padoveze (2010, p. 5) define ainda Patrimônio Líquido como a resultante aritmética da somatória dos bens e direitos (elementos patrimoniais positivos) diminuída da somatória das obrigações (elementos patrimoniais negativos).
Segundo Iudícibus et. al (2010), o patrimônio líquido é a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros no balanço patrimonial, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.
Patrimônio liquido é o valor líquido da empresa, ou seja, a diferença entre o ativo e passivo. (IUDÍCIBUS ET AL, 2010).
Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 00, 4.4 (c)), patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC 00, 4.20):
Embora o patrimônio líquido seja definido no item 4.4 do CPC como algo residual, ele pode ter subclassificações no balanço patrimonial. Por exemplo, na sociedade por ações, recursos aportados pelos sócios, reservas resultantes de retenções de lucros e reservas representando ajustes para manutenção do capital podem ser demonstrados separadamente. Tais classificações podem ser relevantes para a tomada de decisão dos usuários das demonstrações contábeis quando indicarem restrições legais ou de outra natureza sobre a capacidade que a entidade tem de distribuir ou aplicar de outra forma os seus recursos patrimoniais. Podem também refletir o fato de que determinadas partes com direitos de propriedade sobre a entidade têm direitos diferentes com relação ao
...