O desenvolvimento da história da contabilidade ao longo do tempo, desde as origens até o estágio atual e seu reconhecimento como ciência
Pesquisas Acadêmicas: O desenvolvimento da história da contabilidade ao longo do tempo, desde as origens até o estágio atual e seu reconhecimento como ciência. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Filisbino • 23/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 511 Visualizações
Introdução
Nesse objetivo o desenvolvimento da História da Contabilidade ao longo do tempo, desde seus primórdios até o seu atual estágio e o seu reconhecimento como ciência. Tem como objetivo estudar a evolução da Contabilidade como conhecimento, compreendendo a importância da escrita, do desenvolvimento das civilizações, das influências doutrinárias italianas e americanas e ainda do desenrolar da Contabilidade no Brasil como impulso ao seu estabelecimento como Ciência Social, procurando compreender como a Contabilidade pode ter conhecimento.
Acredita-se que os primeiros sinais da contabilidade surgiram na Suméria, Egito etc., a qual era efetuada através de sinais feitos em paredes de cavernas e tabuletas de argila, como consequência de um levantamento físico feito nos bens, principalmente em rebanhos, sem avaliação monetária, pois ainda não existiam parâmetros para troca, ou seja, a moeda.
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando
encontrar numa maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. Os vestígios de contabilidade dos Incas se davam através de nós dados em cordas penduradas, que registravam os seus bens.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Na época da antiguidade, sem conhecer números, escritas e nem dinheiro o homem sabia quando o inverno se aproximava pois as folhas das arvores amarelavam e caiam por inúmeras vezes num período de meses então se preparava para o sustendo se suas ovelhas sem saber das estações do ano ele sabia que o frio estava chegando pela experiência das folhas secas caindo, antes de nevar ele recolhia seu rebanho num aprisco para proteger do frio.
Nesse período o homem fica sem ter o que fazer então ele se pergunta: será que meu rebanho cresceu desde o ultimo frio até agora? Ou do meu vizinho cresceu mais? Ele queria ver se sua riqueza aumentou.
Entra então a função da contabilidade, avaliar a riqueza do homem, acréscimo ou decréscimo dessa riqueza. Alguns teóricos dizem que ela existe a mais ou menos 4.000 antes de cristo outros falam em 6000 a.C.
E como contar os rebanhos ver se cresceu se não existiam números? O homem teve uma ideia olhou para um monte de pedras e começou a separar uma pedra por cabeça de ovelha executando o contabilista chamado hoje de inventario.
Novamente volta a cair as folhas e o homem compara as pedrinhas anteriores com o novo conjunto de pedras nova. O pastor constata que teve aumento de mais de cinco pedras isso afirma que o rebanho aumentou, o pastor ficou satisfeito pelo fato positivo.
O acréscimo do primeiro para o segundo inverno foi o que podemos chamar de lucro se nós tivéssemos moedas, denominador comum não seria ovelha e sim dinheiro podemos chamar essa fase empírica na contabilidade.
Outras evoluções foram observadas principalmente nas escritas em papiro descobertas pelos egípcios.
A história mostra que a contabilidade torna-se importante na medida em que se há desenvolvimento econômico, hoje a profissão é muito valorizada nos países de primeiro mundo. Até a década de 1960 estes profissionais eram chamados de guarda livros.
A contabilidade não é uma ciência exata, é uma ciência social, podemos afirmar que ela p é um fator que impulsiona enormemente o progresso das formas rudimentares de contabilidade, os resultados do período eram possivelmente computados por diferenças entre patrimônios líquidos em datas discretas sem grande preocupação em identificar as causas da variação.
Frade Franciscano Lucca Pacioli era um matemático em que o mecanismo das Partidas dobradas é um mecanismo algébrico com premissas iniciais convencionais a contabilidade.
Em meados do século XlX era tida e tratada como método de escrituração fechando o século da forma ciclópica, surgiu Fabio Besta, foi um dos mestre, podemos afirmar que nossa legislação contábil refere –se as demonstrações devem ser publicadas todo ano devido ao fenômeno inflação desenvolvemos técnicas avançadas de correção.
CPC conselho federal de contabilidade IBRACON instituto Brasileiro de contadores e a CVM comissão de valores mobiliários os melhores pronunciamentos e contribuição mais recente na contabilidade .
A receita e o banco central também tem atuação nas legislações contábeis, a contabilidade no Brasil é uma das mais avançadas do mundo.o ambiente a competitividade está colocando os contadores em desafios e ao mesmo tempo oportunidades que podem marcar uma nova fase na evolução da teoria da contabilidade.
Informação e teoria são elementos fundamentais na renovação que acentuará nos próximos anos.
Quanto ao futuro, em nossa opinião, entendemos que o desenvolvimento,
Contínuo da contabilidade, aliado às ferramentas informacionais, deve-se
encaminha nas seguintes direções: (1) A busca permanente do desenvolvimento financeira chamada Contabilidade Financeira, com foco nos princípios contábeis.
A segregação da chamada contabilidade fiscal e tributaria do ambiente da
Contabilidade Financeira como revista eletrônica gestão e negócios, volume
1 – nº 1 – 2010
O meio de refletir as diversas formas de legislação
...