O objetivo da ETP contabilidade
Resenha: O objetivo da ETP contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ijanine • 13/11/2013 • Resenha • 312 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Objetivo da contabilidade etp: 1 passo 1
As empresas estão em constantes mudanças, cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre seu negócio para adequar as suas operações às novas situações. Observamos que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias mas na atualidade ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão, planejamento, execução e controle.A contabilidade pode também ser estabelecida como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira, subsiariamente, física, de produtividade social, aos usuários internos e externos. O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, porem as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir a exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
A contabilidade possui diversos ramos como publicas, ambiental, internacional, porém um dos mais importantes atualmente no Brasil, devido sua elevada carga tributária, é a contabilidade tributária, pois visa controlar melhor as obrigações tributárias evitando, quando possível o pagamento de impostos, multas e juros desnecessários. O contador não deve ser encarado como um mero "registrador de fatos", mas sim como o profissional responsável pela depuração dos fatos econômicos ocorridos na empresa, bem como pela gerência tributária.
...