O objetivo da contabilidade
Por: camilagoncalves1 • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.921 Palavras (12 Páginas) • 329 Visualizações
[pic 1]FACULDADE ANHANGUERA DE RIO GRANDE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
2°SEMESTRE TURMA: B
CONTABILIDADE
PROFESSOR ESPECIALISTA: EDI FERNANDO
ATPS (Atividade Prática Supervisionada) – ETAPA 1 e 2
INTEGRANTES:
RA: 6891512444 Gabriela P.Nunes
RA: 6819464827 Charlene G.de Camargo
RA: 1299515421 Luciano dos Santos
RA: 5660124239 Gislaine Costa
RA: 6654390719 Tiana A. Saraiva.
RIO GRANDE, 04/10/2013
ETAPA 1
PASSO 1. O objetivo da contabilidade
A contabilidade existe desde o inicio da civilização, com a função de avaliar a riqueza do homem, os acréscimos e decréscimos dessa riqueza. A contabilidade é uma ciência social, pois utiliza da ação humana para gerar e modificar o fenômeno patrimonial. Como ferramenta principal utiliza métodos quantitativos (matemática e estatística) que materializa se através da equação patrimonial básica (ativo+ passivo+ patrimônio liquido).
No que se refere às finalidades pode ser social, quando permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira, auxiliando os tomadores de decisões e os investidores para aumentarem a riqueza da entidade. Quanto à metodologia é social uma vez que os critérios de avaliação envolvem subjetividades e incertezas.
O objetivo da contabilidade se dá a um sistema de avaliação e informação, que pode ser estabelecido como fornecimento de informação de natureza econômica, financeira, física e de produtividade a seus usuários.
A informação de natureza econômica e financeira constitui o núcleo central da contabilidade, na qual a natureza econômica é a visão do econômico, demonstrações do resultado do exercício, patrimônio e capital. Já a informação de natureza financeira é fluxo de caixa, capital de giro. As informações de natureza física e de produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.
O principal objetivo da contabilidade é permitir que os usuários (pessoas físicas ou jurídicas) avaliem a situação financeira e econômica da entidade, na qual devem contribuir para o processo decisório dos usuários, sendo um instrumento útil a tomadas de decisões.
PASSO 2. Semelhanças na vida financeira particular com a de uma empresa.
O que temos de semelhante com as empresas é a nossa receita proveniente do salario familiar, que com essa receita temos de realizar todos os pagamentos como: água, luz, telefone, saúde, educação e lazer, assim como as empresas que possuem sua receita proveniente das vendas dos produtos e serviços e com esta realizando todos os pagamentos como: salario, fornecedores, aluguel, matéria-prima, além de água luz, telefone, e ainda obtendo lucros para investir na própria empresa. Fazendo um fluxo caixa, citando o que se recebe e o que se consome. O principal controle utilizado na vida particular financeira é de não gastar mais do que se tem, assim como as empresas que devem adequar seu fluxo financeiro de forma que a arrecadação compense os pagamentos, no mínimo. Sem esses controles de gastos é impossível ter uma vida financeira saudável.
Para todos esses controles necessitamos da contabilidade para nos ajudar a analisar, controlar, estudar e revelar o estado real do nosso patrimônio, assim como as empresas que também precisam, oferecendo informações para encontrar uma solução ou uma decisão precisa sobre a composição de um resultado econômico.
Nossos objetivos financeiros particulares são conseguir recursos pra ter qualidade de vida adequada a permitir uma vida tranquila assim como as empresas que desejam fidelizar os clientes de forma a ter uma entrada de recursos financeiros constante, permitindo assim como na vida financeira particular obter também certa estabilidade. Podemos então afirmar que temos metas e objetivos comuns, mas conduzidos de prioridades e necessidades diferentes.
PASSO 3. Entrevista feita com a empresária de um Pet Shop
Nome da empresa: Astros Pet Shop – O mundo dos seres vivos
Nome da Empresária: Raquel Santos Nunes
1. Porque a empresa precisa ser organizada e manter a contabilidade?
Porque perdemos o controle do que entra e do que sai na empresa (dinheiro)
2. Como você faz para manter o controle e avaliação dos seus produtos ou atividades?
Tenho um programa no computador, na qual colocamos todos os dados que precisamos saber, como está a atividade e avaliação dos produtos.
3. Além da contabilidade, que outros recursos você utiliza para gestão e controle de suas atividades?
Utilizamos um controle meio antigo, de um caderno no qual anoto tudo que foi de movimento do Pet Shop durante o dia.
4. Você utiliza o acompanhamento mensal das vendas da empresa? Sim.
5. Qual a vantagem para você do controle e apuração dos custos das mercadorias?
A vantagem de saber qual o nosso lucro ou nosso prejuízo.
6. A sua empresa é industrial ou comercial? É comercial.
7. Defina a sua empresa?
Vendemos produtos veterinários de estética, comercio de ração.
8. Como você registra a movimentação do seu patrimônio?
Escrituração através do meu contabilista anualmente
9. O que fazer com os outros custos que não estão diretamente relacionados com a fabricação do produto, ex: seguro das maquinas?
A empresa não fabrica produtos, mas como temos tratamento estético para animais, temos maquinas e elas ficam como custos variáveis.
10. Você utiliza-se do livro caixa? Para que serve?
Sim, serve para ver o que entra e o que sai da empresa (débitos e créditos).
...