TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo da contabilidade

Tese: O objetivo da contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

O objetivo da contabilidade

A contabilidade estabelece ao sistema de informação a avaliação que usa aproveitamento de demonstração e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários internos e externos.

Este sistema de informação esta ligado ao conjunto organizado de dados técnicos de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Os usuários das demonstrações contábeis de pessoa física ou jurídica, incluem-se investidores atuais e potenciais empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos, e suas agencias e o publico. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser instrumento útil a tomada de decisões permitindo que os usuários avaliem as situações financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Quanto às finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta avalia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

Passo 2:

Impostos

Partindo-se de duas fontes de referência principais, podemos comparar a semelhança da empresa privada e a pessoa física na quantidade excessiva de tributos pagos ao governo, de forma que os tributos e contribuições de uma empresa são variados, depende do tipo da atividade explorada e são realizadas em diferentes datas.

Pequenas e micro empresas podem optar pelo Simples, um regime tributário que reúne em uma única guia ou recolhimento de seis tributos federais, sendo os principais deles: IRPJ (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas); IP (Imposto sobre os Produtos Industrializados); CSLL (Contribuição para Social sobre o Lucro); Confins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); PIS/Pasep (Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Publico); um tributo estadual, ICMS (Imposto sobre operações Relativas a Circulação de Mercadorias e Serviços de Transportes Interestadual, Intermunicipal e de Comunicações); e um municipal, ISS (Imposto sobre Serviços).

Também não são muito diferentes as variações de tributos de uma pessoa física como nós, pagamos ao estado brasileiro alguns impostos que serve para o custeio de despesas de administração e investimentos do governo em obras de infraestrutura, tais como: II (Imposto sobre Importação); IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física); FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço); INSS (Instituto Nacional de Seguro Social); IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Baseando nessa analise, cujos reflexos se dão aos altos custos monetários que são extraídos obrigatoriamente pelo governo da pessoa física e jurídica.

Passo 3:

1) Qual o capital necessário para sustentar o fluxo de caixa?

Depende muito do porte de funcionários da empresa, no nosso caso para suprir os gastos prioritários da mesma, no mínimo de 15 a 20mil reais, deixando um caixa suficiente para mantê-la para eventuais despesas que possam aparecer.

2) É possível superar um problema financeiro sem maior prejuízo?

Não, pois se a empresa não estiver preparada para enfrentar uma crise financeira, não será possível, terá que entrar com financiamentos bancários para resolver os problemas adquiridos ao longo do processo administrativo.

3) Será que o dinheiro que sobra esta sendo investido na empresa?

No caso da minha empresa não, pois tenho dificuldades de diálogo com o outro sócio para saber onde esta sendo investido o dinheiro, portanto não posso ser direta e ter clareza dos fatos.

4) Qual a importância do contador dentro da empresa?

O contador tem como objetivos orientar nós administradores como esta o andamento na parte econômica, financeira e a produtividade da empresa.

5) Como funciona a contabilização dos estoques?

Trabalhamos conforme a necessidade da empresa, repondo os produtos com a demanda dos clientes.

ETAPA 2

Passo 1:

Segundo Iudícibus (2009) o conceito de ativo e à sua mensuração, nem sempre é devidamente compreendido pelos estudantes na área de Ciências Contábeis. O conceito de ativo é apresentado como "o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, como a definição adequada para o termo de ativos. Para o autor, "é tão importante o estudo do ativo que poderíamos dizer que é o capítulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas". Além de envolver valiosa discussão sobre as diferentes metodologias para a mensuração de elementos patrimoniais, o conceito de ativos é de utilidade para a definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos. A principal característica, relativa à capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus, para quem sua característica fundamental seria a capacidade de prestar serviços futuros à entidade que os controla individual ou conjuntamente com outros ativos e fatores de produção, capazes de se transformar, direta ou indiretamente, em fluxos líquidos de entrada de caixa. Todo ativo representa, mediata ou imediatamente, direta ou indiretamente, uma promessa futura de caixa.

Para Perez e Famá (2006), a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moeda e à disposição da administração; já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saídas de caixa). Assim, pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com