O objetivo da contabilidade
Projeto de pesquisa: O objetivo da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regismello • 17/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.187 Palavras (9 Páginas) • 267 Visualizações
Introdução _______________________________________________pág.: 03
Desenvolvimento
Etapa 01 _________________________________________________pág.: 04 a 06
Etapa 02 _________________________________________________pág.: 06 a 16
Etapa 03 _________________________________________________pág.: 17 a 28
Etapa 04 _________________________________________________pág.: 29 a 34
Conclusão________________________________________________pág.: 35
Referências _______________________________________________pág.: 36
INTRODUÇÃO
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.
Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.
Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.
No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.
As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 01
Resumo:O objetivo da contabilidade
Contabilidade é sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
Sistema de informação é conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário é a pessoa física ou jurídica que tenha interesse em avaliar e/ou participar de uma empresa (contam com usuários preferenciais, externos e usuários secundários).
Estão englobados na contabilidade quatro tipos de informações de naturezas: econômica, financeira, física e de produtividade.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliassem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. A contabilidade precisa ser vista como um instrumento necessário para a tomada de decisões.
É preciso organizar bem as informações para que saiba do que está tratando. A contabilidade precisa ser divulgada em quadros de avisos ou em notas explicativas a fim de garantir uma avaliação adequada e possibilitando conclusões com relação ao futuro.
A contabilidade anda muito próxima dos aspectos jurídicos, por isso essas informações precisam estar claras para não caracterizar algo que não é.
É uma ciência social que envolve aspectos sociais e quantitativos, e dessa forma, possibilita conhecer de rentabilidade e financeira, visando ajudar no aumento do lucro da empresa.
Redação: A função da administração em nossas vidas
A nossa vida, de maneira geral, precisa ser administrada, gerenciada. Desde há muito tempo as formas de administrar já existiam. Por volta do ano 5000 A.C o povo sumeriano já utilizava técnicas para melhorar a forma de solucionar problemas práticos, e assim aperfeiçoar a arte de administrar.
Algum marcos aponta a utilização da administração em setores sociais, econômicos e políticos. E assim a administração veio se desenvolvendo, em cada tempo a sua maneira.
Então imaginemos se numa cidade, por exemplo, não houvesse sinais de trânsito. Seria um verdadeiro caos. Foi preciso que alguém pensasse num direcionamento espacial para os veículos, uma forma de administrar a atividade dos carros no trânsito.
Assim também acontece nas nossas vidas. É preciso que administremos nosso tempo, nossa vida financeira, amorosa, social, profissional para que tenhamos noção do que está acontecendo em cada etapa. Igualmente numa empresa, é preciso administrar e muito bem para que se saiba supervisionar e direcionar os setores de uma instituição.
Para administrar bem, antes de tudo, é preciso conhecer o seu ambiente, as pessoas que trabalham com você, saber sobre seu produto, sobre seus valores e sobre o público alvo. E ter como referências a importância de: planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar.
E nossa vida é muito similar ao de uma empresa, precisamos planejar o quanto ganhamos controlar o que entra o que sai comandar para que a organização e planejamento continuem dando certo.
Enquanto cidadãos vale ressaltar que o controle das nossas vidas precisa ser realizado com atenção para que nada nos falte. Sendo assim é preciso objetivar o que queremos saber o que de fato podemos para assim alcançarmos o resultado final. No entanto, se uma família ganha um valor x, não se planeja e realiza uma compra que custa dois x, no final do mês ela estará com dívida. É importante avaliar quanto se ganha, planejar e controlar para que a vida financeira, por exemplo, não saia do eixo. Assim também se assemelha uma empresa, é interessante que se verifique se a maneira de controle está funcionando, se a empresa está tendo rentabilidade. É importante estar sempre atento, pois se a maneira de administrar não está possibilitando crescimento financeiro e organizacional e preciso mudar a estratégia.
Seja na vida pessoal, seja numa
...