O objetivo da contabilidade
Tese: O objetivo da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AlineFerraz • 9/5/2014 • Tese • 582 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
Resenha do Capitulo 1
1.1 - A decisão é um fato que frequentemente vivemos, entre pequenas como importantíssimas. Sobre essas mais importantes é necessário uma analise profunda, a fim de obter a finalidade mais racional possível, pois, se tomada de maneira incorreta pode vim a prejudicar todo um projeto.
Dentro de empresas para o sucesso delas há a área contábil, onde é a responsável de levantar os dados, de informações corretas, para assim ter uma boa tomada de decisão. A contabilidade é a arma que a administração usa nessas ocasiões; este instrumento coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou comunicados.
Grandes empresas acabam falindo ou passando por crises por falta de uma boa contabilidade. Nas pesquisas realizadas a célula cancerosa não é uma má gerencia, e sim, as tomadas de decisões sem o respaldo de dados confiáveis.
A complexidade deste assunto exige-se um elenco de informações reais, que norteiem as decisões a serem impostas. Um usuário da contabilidade é qualquer pessoa física ou jurídica, que tenha o interesse em conhecer dados corretos, que normalmente são levantados pela contabilidade de uma entidade, seja ela uma empresa, órgãos públicos ou mesmo uma família. Podem-se ter usuários internos ou externos à empresa, como acionistas, fornecedores, etc. Funcionários são usuários internos que pela contabilidade, sabem, por exemplo, se a empresa pode pagar seus salários e se eles têm espaço de crescimento nela.
1.2 - Basicamente o contador tem por obrigação fornecer informações úteis aos usuários da contabilidade, para auxilia-los em suas tomadas de decisões. O contador atua nas seguintes áreas: coleta de dados, registro de dados e processamento, relatórios e usuários (administradores, investidores, bancos, governo, outros interesses).
1.3 - O objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas de natureza econômica, financeira e subsidiariamente, física de produtividade social. Sem essas informações seriam comprometidas a tomada de decisão na empresa.
1.4 - A Contabilidade é uma ciência social (não podemos confundir com ciências exatas) que estuda objetivos, fenômenos e fatos resultantes de ações humanas, em foco o patrimônio.
A Contabilidade surgiu basicamente da necessidade dos donos de bens de patrimônios que desejavam mensurar e controlar suas riquezas pode-se afirmar que a contabilidade surgiu em função da necessidade de conhecer melhor a saúde econômico-financeira da empresa.
Na época pré-capitalista o dono era a figura central da ação empresarial, onde as atividades comerciais e industriais estavam em um estágio embrionário, com o passar dos tempos foram surgindo novos atores no cenário econômico, tais como, banqueiro, fornecedor de mercadorias a prazo, governo, etc.
Assim, chegou-se hoje a um cenário moderno da economia e, por extensão da contabilidade que não está centrado na figura dos donos, e sim das entidades.
1.5 - A contabilidade é uma área que proporcionam oportunidade e varias alternativas para profissionais que a ela se dedica, mostradas a seguir:
Contador
É a profissional que lida com o patrimônio das instituições bem como suas respectivas
...