TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O objetivo geral da auditoria das demonstrações financeiras

Trabalho acadêmico: O objetivo geral da auditoria das demonstrações financeiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  1.695 Visualizações

Página 1 de 6

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

A auditoria também identifica deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los

As auditorias podem diferir substancialmente, dependendo de seus objetivos, das atividades para os quais se utilizam as auditorias e dos relatórios que se espera receber dos auditores.

Em geral, as auditorias podem ser classificadas em três grupos:

1. auditoria financeira;

2. auditoria de cumprimento e

3. auditoria operacional.

AUDITORIA FINANCEIRA

No caso da auditoria financeira, há interesse na auditoria das demonstrações financeiras da entidade como um todo.

O objetivo geral de uma auditoria das demonstrações financeiras é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se as demonstrações financeiras estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.

AUDITORIA DE CUMPRIMENTO E OPERACIONAL

A auditoria de cumprimento e a auditoria operacional têm objetivos específicos e podem ou não estar relacionadas à contabilidade de uma entidade. Normalmente, a contabilidade é base destes exames. Daí sua importância para diferentes usuários e objetivos. A auditoria de cumprimento engloba a revisão, comprovação e avaliação dos controles e procedimentos operacionais de uma entidade. A auditoria operacional é um exame mais amplo da administração, recursos técnicos e desempenho de uma organização. O propósito desta auditoria é medir o grau em que as atividades da entidade estão alcançando seus objetivos.

Modernamente existem dois tipos de auditoria, contábil e operacional. A auditoria contábil é um sistema permanente de atividade especializada exercida em uma entidade, compreendendo o conhecimento das leis, normas ou costumes que regem as atividades da entidade, as observações dos controles internos mantidos pela entidade, o exame dos registros contábeis e dos documentos de suas operações, a verificação física dos bens ou valores da entidade, confirmação dos débitos e créditos de terceiros que transacionam com a entidade. A auditoria operacional é um sistema permanente de atividades especializadas exercidas em uma entidade compreendendo: coleta de dados, análise, cálculos, etc.

Normas de Auditoria são regras estabelecidas pelos órgãos reguladores da profissão contábil com o objetivo de orientar e fornecer diretrizes aos auditores independentes. Em se tratando de normas gerais e não específicas, elas se assemelham em todas as fases, diferenciando apenas no detalhamento que possa apresentar devido à evolução profissional e surgimento de novas circunstâncias a serem integradas no exercício da função do auditor. Nos países mais desenvolvidos economicamente caracterizou-se o agigantamento das empresas devido ao permanente crescimento de economia, formando a partir daí a necessidade de um controle mais rígido, estabelecendo assim, as normas de auditoria a serem seguidas. Sendo estas diretrizes os requisitos a serem observados e acompanhados no desempenho do trabalho de auditoria. As normas reconhecidas e subscritas pelos membros do instituto de auditores independentes do Brasil. Normas relativas á pessoa do auditor. A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, cujo registro é no conselho regional dos contabilistas.

Segundo Hilário Franco e Ernesto Marra em Auditoria Contábil, Editora Atlas S/A, 2002, “O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados ao seu trabalho; O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização do exame e na exposição de sua conclusão”.

A responsabilidade do auditor independente está voltada aos usuários em geral, atendidos pelas demonstrações contábeis divulgadas, devendo sobre elas emitir opinião baseada nos Princípios de Contabilidade. Em face da especificidade de suas operações, as normas e regulamentos emanados dos órgãos reguladores passam a integrar os princípios de contabilidade, desde que não sejam conflitantes com os próprios objetivos da contabilidade.

Auditor é o profissional que, possuindo competência legal como contador e conhecimentos em áreas correlatas, como tributos, modernas técnicas empresariais e outras aliadas aos conhecimentos de normas e procedimentos de auditoria, procurará obter elementos de satisfação que o levem a fundamentar e a emitir sua opinião sobre o objeto de estudo (Sistema de Controles Internos, Demonstrações Contábeis. etc.).

As funções do auditor, hoje, vão muito além do tradicional conceito de fiscalização. Além de averiguar e detectar eventuais falhas nos sistemas de controle e no plano de organização, o auditor se preocupa também com a manutenção desses sistemas, de forma que as não conformidades sejam minimizadas, atuando de maneira preventiva e apresentando sugestões para eventuais desvios (aplicação do conceito de Qualidade Total).

No exercício da profissão os auditores, podem ser responsabilizados por erros, falhas, omissões e/ou dolo quanto à veracidade e a forma com que realizam o trabalho e emitem a sua opinião por intermédio do parecer de auditoria.

Essa responsabilidade pode ser assim caracterizada:

• Trabalhista: No caso da auditoria interna.

• Profissional: Nos casos de auditoria externa, no que diz respeito à contratação dos serviços a serem prestados.

• Civil: No caso de informação incorreta no parecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com