OBJETIVO DE CONTABILIDADE
Projeto de pesquisa: OBJETIVO DE CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: J.resende • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 4.978 Palavras (20 Páginas) • 441 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO
CONTABILIDADE EMPRESARIAL i
Prof.: Wilma Sopranzetti
E-mail: wilmasopranzetti@hotmail.com
2014
CONTABILIDADE I
1- CONTABILIDADE
1.1 CONCEITO
É a ciência que estuda o patrimônio à disposição de empresas ou entidades ou pessoas físicas, em todas as suas variações, a fim de fornecer informações dos efeitos da administração sobre a riqueza patrimonial.
1.1.a) A TOMADA DE DECISÃO NO ÂMBITO INTERNO DA EMPRESA
Freqüentemente os responsáveis pela administração, estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma boa tomada de decisão. Decisões tais como comprar ou alugar uma máquina, preço de um produto, contrair uma dívida a longo ou curto prazos, quanto de dívida contrairemos, que quantidade de material para estoque deveremos comprar, reduzir custos, produzir mais...
A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sintetizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.
1.2 OBJETO DA CONTABILIDADE
O objeto da Contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas.
Entidades econômico-administrativas são organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.
Quanto ao fim que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:
Entidades com fins
econômicos – chamadas empresas, visam ao lucro para preservar ou aumentar o patrimônio líquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais, etc.
Entidades com fim socioeconômico – intituladas instituições, visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes sociais, etc.
Entidades com fins sociais – também chamadas instituições, tem por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a União, os Estados e os Municípios.
1.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas.
1.4 FINALIDADE DA CONTABILIDADE
A Contabilidade tem por finalidade:
1) Registrar os fatos através de uma metodologia;
2) Controlar o PATRIMÔNIO por meio desses registros;
3) Gerar informações para tomada de decisões.
1.5 PARA QUEM É MANTIDA A CONTABILIDADE
Pessoa física, pessoa jurídica e empresa individual
Pessoa física é a pessoa natural, o indivíduo, o ser humano. Pessoa Jurídica é a pessoa de existência abstrata, pessoa moral; nasce a pessoa jurídica da reunião de duas ou mais pessoas físicas que se associam para determinado fim; assinam um contrato que é arquivado em repartição pública especializada, a qual fornece uma certidão que pode ser considerada como a certidão de nascimento da pessoa jurídica. Esta pode ser constituída com o objetivo de lucro, como as empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços; sem fins lucrativos como são as entidades beneficentes, culturais, cooperativas, etc.
As pessoas jurídicas, da mesma forma que as pessoas físicas, têm patrimônio próprio, são, portanto, titulares de bens, direitos e obrigações;
tem nome e domicílio; tem também um objetivo definido que justifica sua constituição; elas nascem, vivem e morrem, muito embora sua existência possa ser por tempo determinado.
Empresa individual ou firma individual é a organização lucrativa que tem um só proprietário; por isso, não é pessoa jurídica, pois como dissemos, é necessária a reunião de duas ou mais pessoas físicas para a constituição de uma pessoa jurídica; e a firma individual pertence a uma única pessoa. Entretanto, a empresa individual é tratada pela legislação tributária como se fosse pessoa jurídica.
1.6 OS PRINCIPAIS USUÁRIOS DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS
Vários são os usuários das informações extraídas das Demonstrações Contábeis, através do processo de análise. Evidentemente, diferentes são os objetivos de cada um, e por isso demandam informações específicas, conforme o grau e tipo de seus interesses.
Os mais importantes são: Fornecedores, Clientes, Intermediários Financeiros, Acionistas, Concorrentes, Governos, Administradores e Diretores da própria Empresa.
Usuários das informações
USUÁRIO
NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES
1. FORNECEDORES
Conhecer a capacidade de pagamento.
Conhecer o nível de endividamento.
Conhecer a rentabilidade dos investimentos
2.CLIENTES
Conhecer a capacidade física instalada de Produção.
Conhecer a existência de Projetos de Expansão.
Nível
...