OS OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Por: Priscila Maia • 16/9/2019 • Trabalho acadêmico • 389 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA INTERATIVA - UNIP
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Trabalho Acadêmico apresentado com requisito de avaliação no terceiro bimestre da disciplina Estudos Disciplinares III, envolvido no Trabalho em grupo - TG do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista Interativa – UNIP.
Sumário
1 Enunciado e Proposta do TG 4
2 Texto com Operadores Argumentativos 5
- Enunciado e Proposta do TG
Os operadores argumentativos são centrais na formação do discurso. Eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado em que são utilizados. Escolha um dos operadores argumentativos e dê um exemplo de aplicação em um texto curto que contenha o operador sublinhado, ou seja, escreva ao menos um parágrafo que contenha o operador argumentativo escolhido sublinhado. O texto deve ser diferente dos apresentados no ED.
Exemplo: Juliana nunca conseguiu se casar. Claro que teve vários namorados (e casos rápidos também), mas nunca conseguiu manter um relacionamento forte o suficiente para levá-la ao altar. Em determinada ocasião, foi descuidada, engravidou e, com forte convicção religiosa, manteve a gravidez. Teve uma linda menina de nome Sula. Consequentemente, os vizinhos maldosos apelidaram Juliana de “mãe solteira”.
Consequentemente é um operador que introduz uma conclusão relativa a argumentos apresentado sem enunciados anteriores.
- Texto com Operadores Argumentativos
Hiago ganhou de presente uma bicicleta. Estava animado com o presente, pois era o que ele mais desejava ganhar de aniversário. Ele passou o dia todo andando em sua bicicleta e ao anoitecer sua mãe o chamou para entrar. O menino não queria obedecer às ordens de sua mãe. Consequentemente, a mesma o pôs de castigo proibindo de andar de bicicleta durante a semana.
- Pois é um operador que indica uma justificativa ou explicação relativamente ao enunciado anterior.
- Consequentemente é um operador que introduz uma conclusão relativa a argumentos apresentado sem enunciados anteriores.
...