Estudos Disciplinares - Operadores Argumentativos
Por: vivianelima84 • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 250 Palavras (1 Páginas) • 610 Visualizações
Trabalho em grupo – TG
Estudos Disciplinares IV
Aluna: Viviane Lima Cabral RA: 1514440
Polo: Juína
2015
Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados.
Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Resposta:
Operadores argumentativos são palavras ou expressões que são responsáveis pela ligação, pela coesão de duas orações. Eles indicam que tipo de relação: causa ou consequência, conclusão, oposição ou ressalva, soma de duas idéias, objetivo ou finalidade, e assim por diante.Podem funcionar como operadores as conjunções, os advérbios e as palavras denotativas.
Vejamos alguns exemplos de operadores argumentativos e para que servem:
- Introduzir argumentos que, associados a outros, objetivam uma mesma conclusão. Ex: O trabalho infantil é um problema não apenas para as crianças, mas também para a economia do país.
- Exprimir a conclusão de uma idéia já exposta. Ex: Eu sou uma boa amiga, portanto seus pais podem confiar em mim.
- Apresentar argumentos que se contrapõem visando a uma conclusão contrária. Ex: O candidato esforçou-se para causar uma boa impressão mas ele não foi selecionado.
Devemos notar que os operadores aqui apresentados são representados por conjunções adversativas e concessivas. As primeiras são aquelas que introduzem um argumento contrário ao enunciado anterior (mas, porém, todavia, contudo), enquanto as outras (embora, se bem que, ainda que) antecedem o argumento que será invalidado.
...