Objetivos da Contabilidade
Tese: Objetivos da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: greicefabio • 28/9/2013 • Tese • 1.713 Palavras (7 Páginas) • 310 Visualizações
Passo 1 da Etapa 1.
1.) Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?
A Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, acumular, analisar, preparar, interpretar e comunicar informações que auxiliem os gestores a atingir seus objetivos organizacionais. Independentemente do tipo de organização, os gestores beneficiam-se quando a contabilidade fornece informações que os ajudam a planejar e a controlar.
Objetivo da informação contábil é ajudar na tomada de decisões. O entendimento da informação contábil propicia a tomada de uma decisão melhor e mais fundamentada. A contabilidade gerencial dá todo embasamento contábil para que os gestores façam um planejamento e controle das despesas, custos fixos e custos variáveis, referente à atividade atribuída à empresa.
2.- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e do contador ?
CONTADOR ADMINISTRADOR
Formado em Ciências Contábeis Formado em administração de empresa
Cuida de assuntos fiscais, físicos e jurídicos. Cuida da parte administrativa, mas não tem o poder de assinar assuntos ligados a contabilidade de uma empresa.
Prover dados que sejam desenvolvidos e interpretados com facilidade, sobre operações passadas, presentes e futuras da empresa. Faz um controle e direção de empresas públicas ou privadas tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade.
Geralmente possui seu escritório particular e podendo também trabalhar dentro de uma empresa Este profissional trabalha geralmente dentro da empresa.
3. Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?
AUDITOR:- Porque é uma profissão que está crescendo rapidamente devido à chegada de investidores estrangeiros que necessitam de informações cada vez mais concretas e objetivas.
Sendo assim podendo trabalhar em empresas de grande porte com salários melhores.
4.- Redação
Evolução da Contabilidade.
Para um bom entendimento sobre a contabilidade, é necessária, uma abordagem do início de suas origens, pois só as origens darão uma melhor ideia para justificar os fatos presentes.
Pelo fato do homem não saber escrever há mais de 20.000 anos atrás, ele criou uma das formas mais primitivas de inscrição, que foi a artística, para registrar seus feitos durante o dia. O homem caçava algum animal ou apanhava algum fruto e posteriormente registrava em pinturas gravadas nas paredes esses fatos, podendo-se concluir que nascia daí a necessidade de controle da entidade. Observa-se que a Contabilidade possui algo em comum com a arte, a escrita e a matemática, pois são ciências que surgiram ao se usar uma a outra como base para registros dos fatos que ocorriam no dia-a-dia.
Com o passar dos anos, o homem descobriria sozinho como registrar seus bens usando até então a desconhecida Contabilidade. Entretanto, a preocupação com as propriedades e a riqueza é uma constante do homem da antiguidade, ele teve de ir aperfeiçoando seu instrumento de avaliação da situação patrimonial à medida que as atividades se desenvolviam em dimensões e complexidades. Sendo que a Contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa, conta e é capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio da escrita, que nas línguas primitivas tomava, em muitos casos, feição pictórica.
Com o surgimento da moeda e unidades de valores desenvolvidos pelos egípcios, contribuíram para desenvolvimento da contabilidade, tonando a mais completa e precisa. Acreditasse que a primeira ideia sobre as partidas dobradas tenha surgido na antiguidade na região de Israel, foram achados em sítios arqueológico nessa região fichas de barros com perfurações e lista, guardados em envelopes de barro para identificar os rebanhos de ovelhas, essas fichas registravam a entrada e saída. Acreditasse que o nascimento das partidas dobradas tenha ocorrido na região da Toscana na Itália, graças o desenvolvimento econômico dos grandes centros comercias e a impressão de livros de livro aperfeiçoado pela Alemanha e com rápida distribuição para norte da Itália. O fato que marca o período da contabilidade e a publicação do primeiro livro impresso de autoria do frei Luca Paciole publicado em Veneza, tornado a cidade imortal, graças o livro La Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalitá, após a sua publicação a contabilidade sofreu grande processo de evolução contábil.
Passo 2 da Etapa 1
Resumo de Bens, direitos, obrigações e Patrimonio.
Bens:- Para Contabilidade só interesa os bens de natureza patrimonial que são avaliados em especie.
São todos os objetos materiais e imateriais que integram o patrimonio.
Exitem dois tipos de bens :_
1.-Bens corpóreos que tem existencia fisica e podem ser vistos.
Exemplo:- Dinheiro, matérias - primas.
2.- Bens incorpóreos, são bens que não existem fisicamente, mais que podem ser traduzidas em moedas.
Exemplo:- Marca , Ponto comercial.
Direitos:- São valores a recber ou a recuperar nas transações com terceiros, normalemnte vendas a prazo , ações ou juros ( contas a receber ) que poderão ser recebidas em fatura, nota fiscal , duplicata, cheque e nota promossoria.
Obrigações:- Contas a pagar ou a compensar nas transações com terceiro.
Exemplo:- Salario de funcionarios, emprestimos e financiamentos bancarios ainda não pagos.
Patrimonio:- Patrimônio é o conjunto de BENS, DIREITOS e OBRIGAÇÕES.
Ainda que as dividas superem os bens e direitos o patrimônio existe.
Deste conjunto temos a Equação Base da Ciência Contábil:
BENS + DIREITOS - OBRIGAÇÕES = PATRIMÔNIO LÍQUIDO.
Empresa:- Skema confecções ltda.
Nome Fantasia:- Skema
CNPJ:-
...