TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e Desenvolvimento da Contabilidade

Por:   •  11/2/2025  •  Resenha  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 2

Toda ciência possui um fundamento. Quando tratamos do conhecimento contábil, nos deparamos com um elemento construído a partir de diversas vertentes, pois existem diferentes visões opiniões sobre o tema.

A Contabilidade é uma ciência que possui como objeto próprio o Patrimônio das entidades, tendo como um dos seus objetivos a divulgação financeira aos interessados para tomada de decisões. Apesar das técnicas de registro estarem presentes nas sociedades mais primitivas, o desenvolvimento formal da prática contábil se dá no fim do século XV, com a publicação do método das partidas dobradas na Itália pelo Frei Luca Pacioli. O método das partidas dobradas, ajudou a popularizar a contabilidade na Europa e em todo o mundo. Esse método é hoje o método de escrituração contábil mais adotado.

A partir da expansão das empresas e indústrias e aumento da complexidade delas, surgem demandas como a diferenciação entre capital e rendimento, a importância da declaração de lucro, a sistematização do cálculo da depreciação e outras informações de cunho financeiro e contábil.

Os Estados Unidos são fundamentais, os diversos órgãos e instituições da contabilidade são criados para normatização e formalização das normas e profissão contábil. Esses organismos, em muito contribuem para a sustentação dos objetivos da contabilidade e de sua teoria, através da formulação de fundamentos, postulados, princípios e características da ciência contábil.

Tendo em mente que a Contabilidade está inserida em um contexto social, a mesma se desenvolve atenta às mudanças significativas nas relações sociais e suas associações com a contabilidade. Construímos uma base que consegue ir além, interagindo com outras áreas do conhecimento, prescrevendo melhores práticas profissionais e de desenvolvimento. Enquanto ferramenta de organização e controle do patrimônio, está presente no cotidiano da humanidade desde os seus primórdios.

A Revolução Industrial teve influência direta na Contabilidade, visto que, juntamente com o advento fabril e da produção em cadeia, conceitos contábeis, como custos fixos e a depreciação, se tornaram importantes. Percebe-se que a industrialização e novas tecnologias deixaram ainda mais complexas as entidades, assim como as transações que ocorriam entre elas

O Brasil possui ainda uma presença muito forte da teoria normativa, principalmente para a visão prática da profissão. Isso é possível perceber pela presença das autoridades reguladoras governamentais que são as grandes norteadoras da contabilidade no país.

No ano de 1976, foi aprovada a Lei nº 6.404, conhecida como Lei das Sociedades marcando o início de uma nova fase da história da contabilidade nacional. A Lei nº 6404 foi criada para atender demandas como o aprimoramento da qualidade das informações financeiras e sua ampla divulgação, com o objetivo de aprimorar a qualidade dos demonstrativos e facilitar a análise da saúde financeira das Organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com