Os Custos Industriais
Por: Junior Guilherme • 4/10/2018 • Bibliografia • 879 Palavras (4 Páginas) • 164 Visualizações
CUSTOS INDUSTRIAS
Para entender de custos é necessario saber, o preço, se o produto e rentável ou não, e analisando se possivel a redução dos custos. Assim podemos entender melhor os custos indutriais. Tornando assim estrategico e elementar as informações obtidas fazendo com que a empresa pense e tome decisões estrategicas, tendo como a agilidade e rapidez para manter um equilibrio economico e financeiro da empresa.
A contabilidade de custos, tem como conceito os princípios da contabilidade financeira, tendo como objetivo a apuração de custos unitários dos bens e serviços a serem produzidos, sendo os principais: a) por divisões, departamentos, principais: processos de fabricação, serviços ou operações; b) por produtos e ou serviços; c) por partes componentes dos produtos; d) por elementos do custo, isto é, material, mão-de-obra e gastos indiretos de fabricação.
O Custo ligado à produção da empresa que constitui objeto de estudo da Contabilidade, não é demais repetir, é o custo da produção, isto é, dos fatores que a empresa utiliza e deve remunerar para realizar a produção. Embora os fatores dos custos, sob o aspecto econômico-contábil, devam ser reduzidos a uma medida comum: a moeda. Não se deve confundi-los com o próprio desembolso de numerário. Havendo uma difeerenciação entre: Pagamento, gastos e custos e despesas.
Método de custeamento baseado em atividades
O Método ABC que é abreviação de Actvity Based Costing surgiu para o gerenciamento dos custos tendo em vista os recursos e atividades de custos, assim as atividades são fundadas no uso dos recursos e objetos de custos.
Ilustra NAKAGAWA (1994, p.63):
“o custeio ABC permite a evidenciação de custos de forma mais acurada, tornando-se eficaz para a gestão econômica das empresas, uma vez que podem antecipar as ações dos gestores com o objetivo de minimizar e/ou eliminar os erros de decisões e contribuir para a otimização do lucro da empresa. Nessa análise também é possível identificar, as atividades que não agregam valor ao produto e elimina-las”.
Por ser mais razoável trabalhar com o método do ABC ele não descarta a possibilidade de mudança dos custos indiretos por rasteamento, rateio ou estimativa.
Método de custeamento por absorção
Custeio por Absorção é a assimilação de todos os custos de produção e todos os gastos relativos. O método de custeamento por absorção e adotado para fins de balanço patrimonial e demonstração de resultado também sendo utilizado na maioria dos países para balanço e lucro fiscal.
De acordo MARTINS (2000, p. 41-42):
“o custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, consistindo na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção são distribuídos para todos os produtos elaborados, as despesas administrativas, comerciais e financeiras não integram o custo do produto. Como ponto positivo, esse é o único método aceito para fins fiscais e legais”.
Na legislação brasileiro de imposto de renda admitia alguns custos de produção separada tratando se como despesas, hoje não é mais aceita pela legislação de forma que os produtos se torna despesas somente com a venda dos bens.
...