Os Custos e Suas Concepções
Por: bobo123 • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.649 Palavras (15 Páginas) • 228 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância - Polo Passo Fundo – RS – Curso de Ciências Contábeis –
Projeto Integrador I – Análise Bibliográfica
F233575T14624074699133S31759U44604C58 | quarta, 4 Mai 2016, 21:17 | Análise Bibliográfica- Pré Projeto.docx |
Parte superior do formulário
Aline da Silva Farias RA 9935260007
Altemir Rosso RA 9795456372
Andreia Lima de Souza RA 8762126070
Gabriela Favreto RA 6788421207
Juvilde Ferreira RA 2816731506
Maria de Lourdes Carlott RA 6506285666
Suzana Manfredi Collet RA 1267488664
PROJETO INTEGRADOR I
Análise do custo-benefício da introdução de novas embalagens na empresa Agroindústria Aroma, localizada na Linha São Valentim município de São Domingos do Sul RS.
Tutor Presencial – Prof. Alexandre Miranda Ferreira de Freitas
Passo Fundo
2016
Sumário
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA......................................
1.2 OBJETIVOS DO TRABALHO....................................................................................
2 OS CUSTOS E SUAS CONCEPÇÕES
2.1 MENSURANDO AS DIFERENTES ANÁLISES DE CUSTOS DIRETOS OU VARIÁVEL, POR ABSORÇÃO E BASEADO EM ATIVIDADES....................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
RESUMO
A Contabilidade de Custos teve início na Idade Média cada família fazia a sua, era controlada de forma simples, pelo fato de não existir concorrência, não existiam técnicas e nem ferramentas disponíveis. Na atualidade a análise de custos só traz benefícios às empresas bem como introduzem novas formas de se analisar o mercado e proporcionar qualidade, driblar a concorrência e influenciar os consumidores. A análise utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foram examinados os dados coletados por meio de pesquisas em campo, descrevendo os conceitos da avaliação custo-benefício por meio da análise Custo/Volume/Lucro. A partir dos dados captados foram correlacionados os mesmos para verificar o que cada variável interfere e/ou se torna necessária no resultado de cada avaliação contábil para a Tomada de Decisão. Por meio deste estudo, chegou-se a conclusão que a contabilização dos Custos de um produto se tornou necessária para que a existência de Agroindústria Aroma siga o percurso correto, que sejam aplicados com muita cautela e colocados em prática com seus principais objetivos, facilitar para a população o acesso a produtos de qualidade, com características e aparência atrativas para proporcionar melhores custos-benefícios aos consumidores, fazer com que estes mesmos consumidores se tornem fieis, não busquem outros fornecedores tamanha é a concorrência e disponibilidade de produtos no mercado, com as mesmas características. Logo em longo prazo o investimento empresarial que for bem aplicado, analisado e avaliado, se tornará significado de crescimento, aumentos de receitas e o principal, satisfação do cliente.
Palavras-chave: Análise Custos-benefícios. Valor Agregado. Produção
1 INTRODUÇÃO
A cada mudança de governo, economia cada vez mais oscilante, as pequenas empresas devem se adequar a novos desafios, enfrentar concorrência e conquistar novos clientes. Por este e outros motivos à análise de custo é de grande importância, bem como influencia na formação de preços, adequações e melhorias no produto ofertado no mercado.
Todas as pequenas empresas que não se reestruturarem, não buscarem se aperfeiçoar e modernizar poderão perder uma pequena fatia do mercado, bem como se tornarem esquecidas diante dos consumidores que se tornam cada vez mais exigentes, buscando preço com qualidade.
No contexto das análises contábeis, a avaliação de custos industriais tem por princípios básicos, que o valor do Estoque dos produtos existentes na empresa, fabricados por ela, sejam correspondentes ao montante que seria o equivalente ao valor de “Compras” na empresa comercial (Martins, 2010). Portanto, passaram a compor o custo do produto os valores dos fatores de produção utilizados para sua obtenção, deixando-se de atribuir aqueles outros que na empresa comercial já eram considerados como despesas no período de sua incorrência: despesas administrativas, de vendas e financeiras (MARTINS, 2010).
Na área de custos, encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visam, primordialmente, quantificar os gastos das empresas sinteticamente apresentados pela contabilidade financeira por “objetos de custeio” específicos, criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos (BOMFIM; PASSARELLI, 2011, p. 25).
Em uma empresa organizada com um planejamento financeiro e administrativo com base sólida, alguns controles são essenciais entre estes os gastos, estes são todas as ocorrências de pagamentos ou recebimentos de ativos custos ou despesas. Significa receber os serviços e produtos para consumo para todo o processo operacional, bem como os pagamentos efetuados e recebimentos de ativos. Como se pode verificar, gastos são ocorrências de grande abrangência e generalização (PADOVEZE, 2010).
...