Os Principais Estudos da Ciência Atuarial
Pesquisas Acadêmicas: Os Principais Estudos da Ciência Atuarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GezielMorais • 27/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.323 Palavras (14 Páginas) • 194 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÁREAS DE ATUAÇÃO
MACEIÓ
2014
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Controladoria, Perícia ,Auditoria e Atuária, Planejamento Tributário e Sistema Tributário Nacional.
Prof. Equipe de professores do 7º semestre.
MACEIÓ
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Os Principais Estudos da Ciência Atuarial 5
A importância e função da controladoria dentro de empresa 6
Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário 7
Elisão Fiscal e Evasão Fiscal 9
Auditoria Interna e Externa Aplicabilidades e Características 9
Auditoria Externa 9
Auditoria Interna 10
O Sistema Tributário Nacional 12
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Serão abordados e discutidos, neste trabalho, conceitos para esclarecer o tema ÁREAS DE ATUAÇÃO, como por exemplo, o objetivo de estudo das Ciências Atuariais; as principais características do Profissional Atuário; a importância e Função da Contabilidade dentro da empresa; órgão regulamentador para o trabalho do Atuário; regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS, as diferenças entre eles e o impacto no Planejamento Tributário; Elisão Fiscal e Evasão Fiscal; Auditoria Interna e Externa, Aplicabilidade e Características; e a importância dos Controles Internos.
1 - Os Principais Estudos da Ciência Atuarial:
Os Principais estudos da Ciência Atuarial, divide-se em dois ramos: A VIDA e o NÃO VIDA. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadorias, pensões e seguros. O segundo está relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.
1.1 - Objetivos de estudos das Ciências Atuariais:
A Atuária presta serviços de indenizações securitárias ou de pensão, como os negócios de seguros, fundos de aposentadoria (fundos de pensão ), além, é claro,de outras atividades que envolvam riscos de perda como financiamentos, planos de saúde, prêmios de capitalização.
A Ciência Atuarial é a ciência técnica e específicas de análises de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatísticas e financeiras. Percebe-se assim, que é uma ciência que estuda, analisa, dimensiona e quantifica os riscos. Dedica-se ao estudo de eventos econômicos- sociais envolvendo riscos e incertezas. Com base em sua observação o atuário constrói modelos para auxiliar na avaliação das consequências associadas a determinados fenômeno.
1.2 - As Principais Características do Profissional Atuário:
Como na maioria das profissões, algumas características são essenciais ao profissional que deseja exercer a atividade de atuária. Conhecimento e domínio das metodologias e técnicas matemáticas e estatísticas é apenas o princípio; capacidade de percepção ambiental, agilidade e comunicabilidade, entre outros, são adjetivos mais do que esperado nesse tipo de profissional. O atuário é o profissional de nível superior especializado em cálculos, estatísticas e finanças. Esse profissional trabalha em projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão desses fundos, na medição e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização da previdência pública, privada e de seguros. O atuário é responsável por desenvolver estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e para a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
4 - A Importância e Função da Controladoria dentro da Empresa:
A Ciência da Contabilidade consiste em controlar todos os aspectos temporais, ou seja, passado, presente e futuro, e como ciência social estabelece um canal de comunicação entre os entes envolvidos. Sendo que a sua relação com a controladoria é preconizada no momento em que há implantação, desenvolvimento, aplicação e coordenação de todos os mecanismos inerentes à ciência contábil, no contexto Inter organizacional (PADOVEZE, 2003). Catelli (2001) ressalta que a controladoria enquanto ramo do conhecimento para sustentar incluso na teoria da contabilidade e em uma visão multidisciplinar, sendo responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de 11 sistemas de informações e modelo de gestão econômica. A controladoria, enquanto órgão integrante da estrutura organizacional das empresas é reservado o papel de monitorar os efeitos dos atos da gestão econômica sobre a empresa, atuando no sentido de que os resultados, medidos segundo conceitos econômicos; (CARVALHO, 1995, p. 63 apud CALIJURI, 2004, p. 40). Beuren (2000) complementa o conceito de controladoria quando menciona que a atribuição desta é dar suporte informacional em todas as
...