PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS
Por: William Gislaine Petry Martins • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.404 Palavras (10 Páginas) • 247 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4.
2 DESENVOLVIMENTO................................................................................................
2.1 PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE...........................................................5.
2.2 PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS..................6.
2.3 ESPECIFICIDADES DA ÁREA (DEPARTAMENTO PESSOAL, CONTÁBIL
E FISCAL)...................................................................................................................7.
2.4 IMPOSTOS ARRECADADOS...............................................................................8.
2.5 A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA CONTABILIDADE NA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.................................................................................................................9.
2.6 A LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO CONTADOR E, CONSEQUENTEMENTE NA GESTÃO EMPRESARIAL.......................................................................................................10.
2.7 A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE O ESTRESSE E SÍNDROME DE BURNOUT...............................................................................................................10.
2.8 RACIONALIDADE E BUROCRACIA.................................................................11.
3 CONCLUSÃO......................................................................................................14.
REFERÊNCIA.........................................................................................................15.
ANEXO...................................................................................................................16.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado:
O papel da contabilidade, citando sua função e seus objetivos com seus gestores; O percentual de empresas comerciais nos país usando um gráfico para melhor visualização e também neste mesmo tema abordando o total de empresas no Brasil; Especificidades da área (departamento pessoal, contábil e fiscal) citando exemplos de cada um; Impostos arrecadados com exemplos de tributos e para que serve; A importância da teoria da contabilidade na escrituração contábil, abordando também suas vantagens para uma empresa e seu gestor; Contador e gestão empresarial; Estresse e síndrome de burnout, explicando a diferença entre elas e seu ligamento com a escrituração contábil; Racionalidade e burocracia na teoria de Max Weber.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRINCIPAL PAPEL DA CONTABILIDADE
Alguns pensadores da ciência contábil têm por objetivo principal fornecer informações estruturadas através de informes contábeis que permitem ao usuário a tomar decisões gerencias. Levando em conta que os informes gerado por um profissional será apenas uma forma de fornecer dados para que o usuário tome as melhores decisões possível.
A contabilidade auxilia na abertura da firma, é ela quem estará junto aos órgãos governamentais em nome da empresa para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.
Através da contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e a lucratividade do negocio, podendo assim realizar um bom planejamento tributário.
Ainda assim a contabilidade também é responsável pelo departamento fiscal e contábil, passando informações contábeis corretas coletadas através de notas fiscais, extratos bancário e relatórios financeiros, gerando relatórios ou demonstrativos que possibilitam a tomada de decisões por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos podendo diminuir as despesas e assim fazer novos investimentos.
O contador tem por objetivo esclarecer as duvidas do seu cliente passando as normas de um modo claro possibilitando o seu entendimento, sabendo informar suas leis e mudanças de forma rápida.
O Contador é frequentemente visto como um profissional que apenas trazem impostos para os empresários pagarem. Mas não é bem assim a legalização de empresas é um processo burocrático necessário e que precisa ser bem cuidado por profissional competente, o profissional altamente capacitado é capaz de administrar melhor a empresa, desde sua constituição até na tomada de decisões, o que pode ser fundamental para a sobrevivência da empresa nesse mercado atual tão agressivo e concorrido.
Aprofundando-se mais O Balanço Patrimonial (BP) é a principal Demonstração Financeira existente. Ele mostra como de fato está o Patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento (no fim do ano ou em qualquer data predeterminada).
As principais funções da Contabilidade são: registrar todos os fatos que ocorrem na empresa, organizar um sistema de controle adequado à empresa, demonstrar com base nos registros realizados, expor periodicamente por meio de demonstrativos, a situação econômica, patrimonial e financeira da empresa, analisar os demonstrativos, que podem ser analisados com a finalidade de apuração dos resultados obtidos pela empresa e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.
2.2 PERCENTUAL DE EMPRESA COMERCIAL EXISTENTE NO PAÍS
O Brasil ganhou 1.865.183 de novos empreendimentos no ano de 2014, de acordo
...