PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: AnnePereiira • 22/3/2017 • Projeto de pesquisa • 4.956 Palavras (20 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA
PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Palmas
2016
ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA
PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TCC – Projeto, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, sob a orientação do Prof. Msc. Valtuir Soares Filho.
Palmas
2016
ARIANE ALINE FERREIRA PEREIRA
PERFIL DA EMPREGABILIDADE DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Projeto de pesquisa apresentado à disciplina TCC – Projeto, como parte dos requisitos parciais para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, sob a orientação do Prof. Msc Valtuir Soares Filho.
BANCA EXAMINADORA
________________________________________________________.
Prof. Msc. Valtuir Soares Filho
Universidade Federal do Tocantins
Orientador
_____________________________________________________.
Prof.º Msc. Delson Henrique Gomes
Universidade Federal do Tocantins
Examinador
_________________________________________________________.
Prof.º Esp. Carlos Antônio Gonçalves Aguiar
Universidade Federal do Tocantins
Examinador
Palmas
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 PROBLEMA 7
3 OBJETIVOS 8
3.1 Geral 8
3.2 Específicos 8
4 JUSTIFICATIVA 9
5 REFERENCIAL TEÓRICO 10
5.2 Áreas de atuação do contador 11
5.3 Curso de Ciências Contábeis em Palmas 13
5.4 Curso de Ciências Contábeis da UFT 13
5.5 Diretrizes curriculares para os cursos de graduação em ciências contábeis e o projeto político pedagógico do Curso na UFT 14
6 METODOLOGIA 18
7 CRONOGRAMA 20
REFERÊNCIAS 21
1 INTRODUÇÃO
Uma das maneiras de melhorar o status do profissional contábil no Brasil, é a obtenção de um curso superior, exames de suficiência e educação continuada. Realmente a educação sempre esteve ligada à ideia de crescimento e sucesso na vida profissional das pessoas (LOPES; MARTINS, 2005).
Porém no caso do contador, o curso superior foi determinante para o crescimento da profissão, diferenciando o nível de formação, os profissionais contábeis, criando limites entre responsabilidades do guarda-livros, técnicos em contabilidade e contador (COELHO, 2000).
A distinção dos profissionais contábeis identifica o contador como um profissional do qual as atribuições passam além da apuração de impostos, vinculada à profissão, colocando o profissional participando efetivamente da gestão das empresas fornecendo informações necessárias e integras para decisões.
Uma vez que a educação influencia a qualificação e sucesso profissional melhorando a oportunidade de trabalho e a renda, o ensino superior do Brasil, aumentou o número de instituições de ensino e deu maior condições para se ter acesso ao ensino superior (ALMEIDA, 2008), resultando num maior número de profissionais qualificados e aptos para o mercado de trabalho.
O mercado de trabalho é amplo, oferecendo leques de oportunidades, podendo atuar no âmbito privado ou público, podendo ser professor na área contábil, abrir escritório contábil, ser terceirizado como contador em empresas, consultor, entre outros.
Independentemente da ampla área de atuação, do reconhecimento e do conhecimento do contador, muitos estudantes entram no curso sem saber o que irão fazer no futuro, muitos também entram atuando em outra área profissional, ou até mesmo se graduam sem ao menos ter tido pratica na área contábil, terminam sem ter colocado em prática o que foi ensinado durante os anos na faculdade. Dessa forma é necessário desenvolver técnicas, habilidades e competência durante a graduação.
O curso de graduação fornece base para formação do profissional contábil, porém é necessário que o acadêmico busque frequentemente outros meios além das aulas em sala, para melhorar seu currículo acadêmico, como palestras, workshop, mesa-redonda, congressos, seminários, cursos de idiomas, entre outros, para aperfeiçoar as habilidades e competências necessárias na atuação profissional, tendo em vista suas perspectivas profissionais.
Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal mapear a área de atuação profissional dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins, segundo Rosa (2009, p. 15) “critérios de descobertas e de identificação das atuais necessidades do mercado para a formação de seus futuros egressos” são aspectos que a sociedade e as empresas esperam que as universidades predominem, visando solucionar o problema levantado, que será abordado a seguir.
2 PROBLEMA
A maioria dos estudantes do ensino médio, quando decidem o curso superior, não fazem ideia de qual área profissional pretendem seguir, tendo diversas opções, mesmo depois de entrarem em uma instituição de Ensino Superior, muitos continuam com a mesma dúvida, durante o decorrer do curso vários não atuam na área que estão em formação, seja por falta de oportunidade ou por já terem entrado no curso trabalhando em outra área profissional.
...