PLANO DE NEGOCIO - INDUSTRIA DE RECICLAGEM
Por: airlesamancio • 4/4/2018 • Artigo • 1.686 Palavras (7 Páginas) • 644 Visualizações
[pic 1]
CURSO EM BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AIRLES DOS SANTOS AMANCIO
LARISSA PEREIRA ALVES
PLANO DE NEGOCIO
INDUSTRIA DE RECICLAGEM
Alagoinhas-BA
2017
AIRLES DOS SANTOS AMANCIO
LARISSA PEREIRA ALVES
PLANO DE NEGOCIO
INDUSTRIA DE RECICLAGEM
Plano de negócio, como requisito parcial para obtenção de nota, na disciplina de Empreendedorismo, semestre 2017.1 de Ciências Contábeis da Faculdade Santo Antônio.
Orientador: Prof.º Rogerio Alves
Alagoinhas-BA
2017
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
PLANO DE NEGOCIO
METOLOGIA
CRONOGRAMA
PROJETOS
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
INTRODUÇÃO
A reciclagem não está voltada somente para a lucratividade empresarial, está associado com a preocupação de retirar da natureza o que seria prejudicial para seu desenvolvimento e transformando o que seria lixo em matéria-prima, compondo objetos decorativos e usuais gerando um bem estar social, econômico e diminuindo a poluição ambiental.
A reciclagem em seus primórdios surge com a necessidade da população com baixa renda ter um meio de ganhar dinheiro para sobreviver através da coleta, com o passar dos anos a preocupação ambiental ganhou adeptos, grandes indústrias, ambientalistas e pessoas em gerais começaram a se preocupar com a forma que o lixo era descartado, começou a surgir então industrias recicladoras que viram um meio de ganhar dinheiro através da coleta e seleção do que poderia ser reutilizado ou reciclado, passando a ser produzido vários tipos de produtos reciclados, gerando uma renda que antes não existia para o país.
APRESENTAÇÃO
O orientador Rogerio Alves propôs aos alunos do curso de Ciências Contábeis a elaboração de Planos de Negócio, cujo foi formado equipes para fazer uma pequena entrevista com pessoas de comunidades próxima a Faculdade, O Brisa do Catu e o Urupiara. A entrevistada foi dona Maria José da Conceição dos Santos, com 51 anos de idade, solteira e mãe de um menino, formada em técnica em meio ambiente e tem um grande sonho.
A vida de nossa entrevistada não é fácil, trabalha cuidando de idosos no período da noite e fazendo serviços extras durante o dia para garantir o sustento da família. Não tendo tempo para realizar seu sonho que é o seu empreendimento de Reciclagem para ajudar o meio ambiente e sua comunidade gerar um impacto social e econômico gerando empregos para residentes na comunidades e principalmente a jovens que não tem uma perspectiva e onde trabalhar.
OBJETIVOS
Os objetivos do Plano de Negócios tem intuito de oferecer um alicerce para a empresa que será implantada na comunidade, entendendo o mercado de Alagoinhas para saber quais produtos oferecer, se atingirá uma demanda de mercado, ajudando a comunidade.
- Reutilizar embalagens de papelão, sacos plásticos, vidros e outros matérias que demore a decomposição;
- Oferecer trabalho a comunidade;
- Gerar renda;
- Entender a importância da contabilidade para o empreendimento;
- Os pontos positivos e negativos;
- Conhecer as oportunidades e ameaças.
OBJETIVO ESPECIFICO
A associação comunitária de reciclagem do Brisa do Catu busca oferecer informativos para as pessoas saber o que fazer com o material que seria descartado de maneira inadequada, sabendo utilizar tudo o que viraria lixo para algo produtivo, material orgânico em adubo para hortas e outras plantações, plásticos, papeis, vidro e outros materiais para produzir artefatos diversos.
PLANO DE NEGOCIO
O plano de negócio é uma ferramenta de auxílio para futuros empreendedores e para determinada empresa, descrevendo os objetivos e o que deve ser seguido pela empresa para ingressar no mercado e obter estabilidade, se o seu negócio será viável, elaborando estratégias, estudando o mercado, auxiliando nas operações e na gestão financeira.
O plano de negócio auxilia em todas as etapas da empresa podendo relativamente mostrar ao futuro empreendedor a sua viabilidade no mercado e os possíveis riscos que terá que enfrentar, podendo definir o sucesso ou o fracasso.
O QUE É NEGOCIO?
É a ocupação ou trabalho realizada com intuito da geração de fins lucrativos ou seja, se dedicar a algo é uma forma de negócio, comprar, vender, negociar transações são umas das suas diversas formas.
O PAPEL DO EMPREENDEDOR
O empreendedor está à frente de pequenas, medias e grandes empresas, contribuindo para que a economia cresça no país. Desenvolve empreendimento que ajudem no desenvolvimento da sociedade, dando auxilio e lançando propostas inovadoras ao mercado, exigindo dos mesmo muito trabalho, força de vontade e investimentos.
METODOLOGIA
O livro Administração de Marketing, analise, planejamento, implementação e controle de Philip Kotler foi a base inicial para entender o que deve ser feito para começar um empreendimento, estudado em aula e discutido com os colegas da classe os melhores métodos e maneira de auxiliar na pesquisa de campo. Foram convidados representantes das comunidades e pessoas que tinham/ tem interesse de abrir seu próprio negócio, aplicando questionários para a coleta de informações que fossem uteis para montar o plano. Através dos questionamentos feitos a Sr. Maria José foi possível perceber seus intuitos e ambições a ser desenvolvidos na comunidade, tendo em vista seu público alvo os próprios moradores da comunidade que descartam seu lixo de maneira irregular, implementando pontos de coletas a ser distribuído por toda a comunidade, praças, colégios, etc.
...