PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE
Por: cristiag • 19/4/2019 • Trabalho acadêmico • 5.371 Palavras (22 Páginas) • 244 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS
Deise Pereira da Silva
Diana de Oliveira Pinheiro
Jéssica Salatiel Julio
Rosiane Gomes Batista de Castro
Thays Lima de Araújo
PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.
GUARULHOS
2016
PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.
EMPRESA: NATURA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONTABILIDADE GERENCIAL
Trabalho de Conclusão da disciplina de Contabilidade Gerencialdo curso de MBA em Controladoria e Finanças à Faculdade Anhanguera de Guarulhos, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós- Graduado Lato Sensu.
Área de concentração: Contabilidade Gerencial.
Orientador: Profª. Rosana Fonseca Bucheri.
GUARULHOS
2016
PROCESSOS DE GESTÃO FINANCEIRA, REALIZADAS ATRAVÉS DA CONTABILIDADE.
EMPRESA: NATURA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CONTABILIDADE GERENCIAL
Deise Pereira da Silva
Diana de Oliveira Pinheiro
Jéssica Salatiel Julio
Rosiane Gomes Batista de Castro
Thays Lima de Araújo
Ata de aprovação
Profª. Rosana Fonseca Bucheri
Instituição: FACULDADE ANHANGUERA DE GUARULHOS
Trabalho apresentado e aprovado em: _______________________
Nota atribuída:__________________________________________
RESUMO
A área financeira é de suma importância para a sobrevivência de toda ou qualquer empresa. Por meio dela consegue-se mensurar os resultados, identificar pontos falhos dentro do processo e corrigi-los antes que estes acarretem prejuízos ou perdas. Ela contribui para a competitividade da empresa, dá suporte ao processo decisório, e conduz para a sua eficácia gerencial. A correta administração financeira permite a visualização da atual situação da empresa, disponibilizando registros adequados, que permitem análises e colaboram com o planejamento de aperfeiçoamento dos resultados.
A análise financeira permite verificar a situação em que a empresa se encontra em termos de finanças. Através dos indicadores encontra-se dados que possibilitam uma visibilidade do que vai ocorrer no futuro próximo da empresa podendo assim tomar decisões necessárias, como exemplo a questão de compra e venda.
O trabalho que segue possibilita a visibilidade de uma análise de uma empresa e seus dados financeiros auxiliando nas decisões que podem ser tomadas para o ano seguinte ao pesquisado, porém não podem ser tomadas decisões baseando-se somente nos indicadores, mesmo que eles demonstrem alguns resultados que possam influenciar nas decisões, mas por meio de outras pesquisas e análises, irão mostrar com mais eficiência e eficácia.
O objetivo do trabalho é verificar a importância dos indicadores financeiros através de um estudo de caso junto a uma empresa baseado em pesquisa de documentos. Os documentos pesquisados foram relatórios administrativos do período 2015.
Palavras – chave: análise, gestão, planejamento e resultado.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO6
- A EMPRESA8
- REFERENCIAL TEÓRICO9
ANÁLISE POR ÍNDICES9
ÍNDICES DE LÍQUIDEZ9
LÍQUIDEZ CORRENTE10
LÍQUIDEZ SECA10
LÍQUIDEZ IMEDIATA10
LÍQUIDEZ GERAL 11
BALANÇO SOCIAL11
FLUXO DE CAIXA12
ÍNDICE DE COBERTURA DE JUROS12
MARGEM DE LUCRO OPERACIONAL13
ANÁLISE ECONÔMICO - FINANCEIRA13
ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL13
- METODOLOGIA DE PESQUISA15
- ANÁLISE DE RESULTADOS16
INDICADORES DE GESTÃO SOCIAL22
- CONCLUSÃO DO DIAGNÓSTICO24
- CONSIDERAÇÕES FINAIS26
- BIBLIOGRAFIA27
INTRODUÇÃO
Contabilidade Financeira é parte do sistema que provê informações para usuários externos e é orientada pelos princípios geralmente aceitos de Contabilidade (HANSEN e MOWEN, 1997). Mesmo para os especialistas, esse tema não é percebido, pois existem componentes por eles considerados como não específicos, ou seja, não seriam unicamente aplicados à Contabilidade para o usuário externo.
Contabilidade Gerencial constitui-se na parte do sistema contábil que se dedica às informações para os usuários internos da entidade (HANSEN e MOWEN, 1997). Ela tenta, ao mesmo tempo, ser abrangente e concisa, ajustando-se constantemente para se adaptar às mudanças tecnológicas, mudanças nas necessidades dos gestores e novas abordagens das outras áreas funcionais dos negócios (LOUDERBACK et al., 2000). Também é aplicável às organizações que não objetivam o lucro porque elas precisam, assim como as demais, gerenciar o uso dos recursos de maneira otimizante para atingir seus objetivos.
Louderback et al (2000) mencionam que, tanto a Contabilidade Gerencial como a Contabilidade Financeira têm em comum o fato de tratarem eventos econômicos, necessidade de quantificação de atividades econômicas e as dificuldades de obter tais informações.
A Contabilidade Gerencial engloba vários aspectos que fazem parte da Contabilidade Financeira, como análise de custos e finanças, balanço, entre outros procedimentos. A diferença principal entre este modelo e a Contabilidade Financeira é que os dados obtidos são apresentados de uma maneira específica, mais analítica, para conhecimento de gerentes e cargos superiores da empresa. Basicamente, é a síntese do trabalho de contabilidade que é passada para a parte diretiva da instituição.
...