PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Por: Andressa Matias • 4/10/2018 • Trabalho acadêmico • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 355 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
IGOR GABRIEL SILVA E SOUZA
“PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL”
[pic 3]
VICOSA - MG
2015
IGOR GABRIEL SILVA E SOUZA
“produção textual interdisciplinar individual”
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Matemática Financeira, Introdução à Contabilidade e Gestão Financeira e Orçamentária.
Professores: Adriane Aparecida Loper, Regis Garcia, Fábio Rogério Proença e Edilson G. Moreira.
VICOSA - MG
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................02
DESEMVOLVIMENTO
1.PLANEJAMENTO ESTRATÉJICO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES..03
1.1 O que é planejamento Estratégico de Sisstemas de Informação (PESI)?
1.2 Segundo Oliveira (202) as fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico são as seguintes:
(a)Diagnóstico estratégico;
(b)Definição da missão da empresa;
(c)Seleção de instrumentos prescritivos e quantitativos;
(d)Controle e avaliação;
1.3 Foram necessárias no PESI adequações por se tratar de uma organização do Terceiro Setor? Se sim, quais?
1.4 Quais aspectos podem ser considerados críticos na elaboração de PESI, no caso da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE).
2. EMPREENDEDORISMO
2.1 Dentre os diversos peocedimentos abordados no artigo citado, quais se assemelham aos procedimentos utilizados no empreendedorismo?
2.2 Empreender um novo negócio é uma tarefa que se torna mais fácil quando as informações são de fácil acesso. Utilizado as diretrizes relacionadas no artigo referentes ao planejamento estratégico de sistemas de informações, elabore um planejamento de informações para a criação de um novo negócio.
3.DIREITO EMPRESARIAL
3.1 Sobre o sistema de apoio ao trabalho dos parlamentares, no que se refere à apreciação das leis orçamentárias, diferencie:
(a)Plano Plurianual
(b)Lei de diretrizes orçamentárias
(c)Lei orçamentária anual
3.2 No que se refere ao VIP-voz e imagemdos plenários, espliqueo funcionamento do sistema, informando se há ou não melhoria no processo legislativo realizado pelos parlamentares.
INTRODUÇÃO
As organizações vêm evoluindo, ampliando sua visão de forma a mudar sua relação com o meio em que está inserida, dando uma maior ênfase nas relações com o meio ambiente e com a sociedade. Gradativamente, mais e mais empresas vêm procurando atender aos anseios da sociedade, implantando programas de qualidade para seus produtos e serviços, adquirindo equipamentos que protegem o meio ambiente e investindo em programas sociais para atender aos
DESENVOLVIMENTO
1.PLANEJAMENTO ESTRATÉJICO E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
1.1 O que é planejamento Estratégico de Sisstemas de Informação (PESI)?
O Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação (PESI), é o processo de identificação do portfolio de sistemas de informação que dêem suporte a organização na execução do seu plano de negócios e no alcance dos seus objetivos. É voltado exclusivamente para o componente sistema de informação, sendo suas atividades muito importantes para o alinhamento dos sistemas de informação aos negócios da organização (LEDERER; SETHI, 1996).
Segundo Carvalho apud Gracioso et al. (2002, p.10), os sistemas de informação têm se ressentido da falta de uma diretriz norteadora para suas atividades, cabendo a seus dirigentes a tarefa de preparar a organização para se conscientizar e acompanhar as mudanças ocorridas num ambiente globalizado e cada vez mais competitivo. A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiquem e requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação (PARSONS, 1983 apud REZENDE, 2002b).
1.2 Segundo Oliveira (202) as fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico são as seguintes:
(a)Diagnóstico estratégico;
Na fase de Diagnóstico Estratégico é realizada a identificação da visão da empresa e analisados seus ambientes externo (inclusive os concorrentes) e interno.
(b)Definição da missão da empresa;
Na segunda fase são estabelecidos a missão da empresa e os propósitos atuais e potenciais, com a estruturação e debate de cenários e definição da postura estratégica.
(c)Seleção de instrumentos prescritivos e quantitativos;
A fase seguinte é marcada pela definição dos instrumentos prescritivos (objetivos, estratégias, políticas funcionais, projetos, planos de ação, etc.) e quantitativos (consiste nas projeções econômico-financeiras do planejamento orçamentário, necessário ao desenvolvimento de planos de ação, projetos e atividades previstas).
(d)Controle e avaliação;
Na quarta e última fase, são aplicados instrumentos de controle e avaliação, tais como: avaliação de desempenho; comparação do desempenho real com os objetivos, desafios e projetos estabelecidos; análise dos desvios dos objetivos, desafios e projetos estabelecidos; e tomada de ação corretiva provocada pelas análises efetuadas.
1.3 Foram necessárias no PESI adequações por se tratar de uma organização do Terceiro Setor? Se sim, quais?
Como se trata de uma organização do Terceiro Setor, que não possui fins lucrativos e depende em grande parte do trabalho de voluntários, verificou-se que o esclarecimento e envolvimento destes para gerar participação e motivação é um dos pontos-chave para a efetiva implantação do PESI. O Modelo de Planejamento Estratégico de Sistemas de Informações em organizações do Terceiro Setor, cuja finalidade é propiciar benefícios a estas, deve ser adequado a cada organização, levando-se em conta sua situação atual, sendo necessárias adaptações pertinentes a organização, para que inadequações sejam eliminadas. Após levantamentos estabelecidos na Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) foi possível identificar os setores que a constituem e a maneira de como estão distribuídos e suas respectivas rotinas. Forças e fraquezas de cada setor puderam ser identificadas, através de entrevistas aos responsáveis de cada setor. Assimilação do quadro de funcionários, tipos de convênios que a organização possui, a forma de como as doações ocorrerem, a situação de armazenamento dos dados da organização, os recursos de tecnologia existentes (como o hardware e software), as suas principais atividades dentre outras questões.
...