PROJETO MASTERCLASS: EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O PÚBLICO
Por: rosax • 4/7/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 278 Palavras (2 Páginas) • 1.200 Visualizações
Projeto Masterclass: Educação financeira para o público de baixa renda ft. Murilo Duarte
Educação financeira é saber lidar ou tomar as melhores decisões com o dinheiro. Ela muda o pensamento para sabermos aplicar nosso dinheiro da melhor forma no dia a dia. É uma disciplina muito carente no país em todas as classes sociais.
Conforme dados estatísticos 30% dos brasileiros não conseguem ter dinheiro na conta corrente até o fim do mês e 49% dos brasileiros não controlam suas finanças, no fim do ano grande parte entram em endividamento.
O desejo precipitado gera arrependimento, quando chega a fatura esse arrependimento vem em dobro por conta das somas dos gastos, que muitas vezes passa dos limites gerando dívidas e causando estresse.
A solução disso é balancear o que são desejos e o que são necessidades, para não gastar o dinheiro com coisas desnecessárias que futuramente pode trazer prejuízo. A administração do salário é muito importante nessa área também, analisando as despesas (contas, alimentação e lazer) de uma forma que não haja dívidas.
Não é necessário ter muito dinheiro para investir, mas o brasileiro está muito mal acostumado a pagar juros e não receber juros, que é justamente o investimento.
Tesouro direto: emprestar uma quantia de dinheiro para o governo e receber de volta com juros. O risco de perder o dinheiro é quase zero, porque o governo se compromete a devolvê-lo.
Ações: Comprar parte de uma empresa e se tornar sócio.
Suas vantagens são vender as ações com um preço maior para ter lucro e alugar ações, recebendo o valor do aluguel. Já os seus riscos é a desvalorização da ação e gerar prejuízo com a venda ou se a empresa falir e automaticamente as ações caírem.
...