Portfólio de Sociologia: O trabalho para Viver
Por: Rosimeire Sales • 15/3/2016 • Dissertação • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 876 Visualizações
Portifólio de Sociologia e antropologia
Nome : Rosimeire Aparecida Silva Sales
Código:1292985
O trabalho para viver
Unifran 2013
O trabalho para viver
O trabalho na visão de alguns pensadores e filósofos , “ao longo de toda história da humanidade, o trabalho é uma condição para a cidadania. E juntamente com o seu desenvolvimento, o capitalismo torne-se forte.
Agora para outros pensadores e filósofos , o sistema capitalista faz algumas divisões do trabalho na sociedade , fazendo com que apareça a desigualdade social.
O trabalho tem vários sentidos para uns é fonte de vida e felicidade , para outros é um grande sacrifício que se faz para sobreviver na sociedade em que vive. Existem trabalhadores que sofrem discriminação , violência , constrangimento e acabam ficando estressados e doentes por causa dele.
Já a falta do trabalho,também traz sérias conseqüências a sociedade , o chamado desemprego. Quando o trabalhador procura emprego e não encontra, muitas vezes é porque não tem uma qualificação profissional necessária para ocupar a vaga na empresa. O tipo de trabalho que é realizado por um indivíduo, dependerá do lugar em que ele se encontra na sociedade.
A meta do trabalho é produzir bens e serviços necessários para a manutenção da vida , atendendo as necessidades criadas pelo homem no mercado de demanda e procura de bens produzidos pela industria.
O sentido social do trabalho é conforme a maneira que as pessoas se relacionam com ele. O trabalho é o esforço para transformar a natureza e neste processo o homem transforma a si mesmo. O dinheiro é o resultado do trabalho, que é trocado por bem que o trabalhador adquire.
Em outros tempos , para os povos da antiguidade, o trabalho era sinônimo de castigo , ele estava ligado a miséria e a pobreza, pois somente os escravos e as pessoas de níveis mais baixos trabalhavam e os ricos eram os donos de terras , os fazendeiros . A pior humilhação era ter que trabalhar.
No século XX, houve mudanças culturais, econômicas e políticas e o trabalho passa a ter um valor social, ele passa a ser fonte de riquezas e produtividade.
O século XX, foi o século do trabalho, onde a condição assalariado torna-se condição de cidadania e o trabalhador passa a ser protegido por lei, em 1960. O salário torna-se medida de qualidade do trabalho realizado.
O direito do trabalho surgiu no Brasil tardiamente, mas depois de varias mobilizações sociais e greves, as leis foram criadas e também criou o ministério do trabalho, criando a jornada de trabalho de oito horas , férias, salário mínimo, culminado a Consolidação das leis do trabalho, a CLT foi em 1943.
A CLT, assegurou os direitos e deveres entre os trabalhadores . Em 1988, a constituição reafirmou o trabalho como direito social.
A exaltação do trabalho,contribui para o desenvolvimento do capitalismo.
Com a divisão do trabalho, ninguém consegue produzir tudo que precisa para a sua sobrevivência, e torna-se um dependente do outro.
Na era fordista foi criado um sistema de produção em massa , que usava uma esteira rolante e o tempo era cronometrado e os trabalhadores não precisavam fazer movimentos desnecessários , aumentando assim sua produção. Mas os trabalhadores tinham longas jornadas de trabalho e ainda não tinham seus direitos reconhecidos.
...