Produção Textual Interdisciplinar Individual
Por: Amanda Larissa • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.876 Palavras (8 Páginas) • 200 Visualizações
Alessandra Freitas Silva
Produção Textual Interdisciplinar Individual
Alessandra Freitas Silva
Produção Textual Interdisciplinar Individual
[pic 1]
Sumário
1. INTRODUÇÃO .............................................................................................................. 4
2. CIÊNCIAS ATUARIAIS.................................................................................................. 5
3. ANÁLISE TEXTUAL...................................................................................................... 6
4. CONCLUSÃO .............................................................................................................. 11
REFERÊNCIA .................................................................................................................. 12
- Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade da Atuária com a Gestão Empresarial dentro das empresas. A Atuária pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do cálculo dos prêmios e reservas relativas às operações de seguro.
O grande valor de um profissional da atuária está inserido em praticamente tudo que diz respeito às empresas que estão sempre em constantes mudanças e inovações.
Para que qualquer empresa pequena, média ou grande, consiga sobreviver, na atual conjuntura de complexa competitividade, é necessário que ela seja altamente qualificada nas suas operações, a fim de atingir os seus objetivos e, consequentemente, gerar lucro com a rentabilidade esperada. (DIAS, 2010, p. 15).
- Ciências Atuariais
O Atuário é um profissional de extrema importância para uma empresa. Ele utiliza principalmente o estudo de probabilidades matemáticas para prever problemas, minimizando assim, custos e maximizando benefícios e qualidades, transformando cálculos em atos de adequação para possíveis custos futuros de uma instituição. Toda e qualquer organização – equipamentos e principalmente funcionários - adota estratégias para alcançar os objetivos planejados.
O profissional em ciências atuárias é capaz de contribuir para inovação e melhoria de processos nas organizações, cujo objetivo é sempre gerir o risco do negócio, minimizando-o, precificando-o ou simplesmente controlando-o da forma mais precisa possível.
Um erro do atuário pode atrapalhar muita gente, tanto o consumidor quanto a própria instituição financeira, pois ele estima tanto o preço que o consumidor paga quanto o que vai receber no futuro. Como toda profissão essa é arriscada, assim como na Meteorologia – previsão do tempo – o atuário também pode errar nas suas previsões, no entanto tudo é programado para que estes erros sejam os menores possíveis.
Pouco conhecida pelas pessoas, essa profissão vem ganhando seu espaço, gerando a esse profissional um mercado de trabalho bastante promissor. Pois ele pode trabalhar não só para uma empresa, mas também como autônomo, prestando consultoria a várias outras, principalmente multinacionais e do setor bancário, pois essa atividade tem muita demanda e lucratividade.
Podemos concluir que o atuário é o profissional de sucesso do futuro. Apesar de ainda ser escasso no mercado de trabalho ele já está cada vez mais sendo solicitado pelas empresas que objetivam lucros e principalmente a completa satisfação dos clientes. A diminuição da possibilidade de erros é bastante importante tanto no âmbito externo quanto interno e é dever do atuário amenizar essa pequena possibilidade de falhas.
- ANÁLISE TEXTUAL
O atuário analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguro, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Avalia também, as possibilidades de perdas da instituição no qual exerce a função e determina o valor de prestações do seguro e dos prêmios. Para isso, ele utiliza conhecimentos e cálculos pra elaboração de planos de seguro ou de previdência, além de realizar operações financeiras que envolvam risco.
Esse profissional também pode atuar em diversas áreas na organização, cito: Auditoria Atuarial - fiscalizando as atividades da instituição; Estima e Análise - calculando o valor das parcelas e dos prêmios de seguros e de previdência; Mercado Financeiro - analisando o mercado e o risco de cada investimento; Perícia Técnica-Atuarial - atuando em processos judiciais que envolvam atuária; Planejamento de Reservas - programando e controlando reservas financeiras de companhias de seguro, planos de saúde ou instituições, com o objetivo de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os clientes; etc.
[pic 2]
A Ciência Atuarial podem contribuir bastante para a gestão empresarial. Pois trabalha muito com o fator risco e a gestão empresarial com o fator do diagnóstico e solução de problemas. A atuária juntamente com a gestão empresarial pode contribuir positivamente para qualquer instituição, prevenindo problemas, fornecendo cada vez mais lucros e uma maior possibilidade de alcançar objetivos de sucesso internos e externos na organização.
A atuária é entendida como uma profissão de futuro porque o profissional está cada vez mais solicitado devido à crescente sofisticação dos produtos de previdência, capitalização e seguros oferecidos pelo setor privado. Além disso, o atuário atua em qualquer setor da economia que lide diretamente com riscos, mas principalmente com seguros, que é uma operação formalizada por um contrato, no qual uma parte se compromete a cobrir eventuais prejuízos no caso de um acidente, por exemplo, coberto pelo contrato, e em troca recebe uma quantia de dinheiro para que possa fazer frente a esse prejuízo. A esse pagamento dá-se o nome de prêmio.
O seguro surge da necessidade do homem em controlar os riscos.
Os riscos podem ser oriundos do ambiente interno e ou externo.
[pic 3]
O Macroambiente encontra-se mais distante do dia-a-dia da empresa, o que torna bastante difícil identificar se e em que magnitude algum evento terá impacto na organização. A sobrevivência e o crescimento em longo prazo, porém, dependerão da forma como tais riscos serão gerenciados. (SANTOS 2002, p.27).
Os riscos setoriais são os mais próximos das operações das empresas, e por isso são necessariamente mais importantes que os outros, mas, merecem um cuidado especial, tendo em vista que os resultados em curto prazo dependem de um gerenciamento minucioso dos mesmos. Quanto a isso, Santos (2002) diz que:
...