Prova helaine sampaio
Por: joaobh8 • 5/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 1.578 Visualizações
Prova 1
- (V ) de acordo com Bobbio igualdade e liberdade são ideias antitéticas, principalmente no que se refere á esfera econômica.
- ( V ) o sistema proporcional, associado ao principio da pluralidade do voto tinha como finalidade, segundo Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
- ( F ) o caos que caracteriza o estado de natureza, para Locke, é causado pelo excesso de liberdade individual.
Locke acreditava que no estado de natureza havia paz e harmonia até o ponto onde prevalecia a racionalidade, dispensando a presença de um juiz imparcial
- (V) alguns Estados democráticos, afastaram-se do liberalismo econômico ao promoverem uma certa igualdade substancial.
- ( F ) na teoria contratualista de Locke os indivíduos transferem seus direitos naturais para o Estado para que este lhes assegura a vida e a propriedade privada
Os direitos naturais são inalienáveis, portanto estes não devem ser transferidos para o Estado.
- ( ) para Rousseau a liberdade negativa é um direito natural do homem e deve ser mantida após a construção do Estado Civil.
- ( F ) pluralismo, coletivismo e aceitação do conflito são os elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
Coletivismo não caracteriza a doutrina liberais e sim o individualismo
- ( V ) para Rousseau a soberania da maioria é representada pela “vontade geral”, cabendo ás minorias o mero papel de opositoras.
- ( V ) uma democracia meramente formal pode favorecer a uma minoria restrita de detentores do poder econômico.
- ( F ) os liberais do século XX acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, poderia conduzir a tirania da maioria e ao fim das liberdades individuais.
Ao contrário, o sufrágio universal representa o pleno exercício da democracia contra a tirania.
- ( F ) a forma de igualdade aceita e defendida pelo liberalismo é a igualdade na liberdade.
Igualdade de direitos e não igualdade de liberdade.
Prova 2
- (F) em Mostesquieu as leis fundamentais das sociedades são essencialmente as mesmas, pois derivam de direitos naturais anteriores ao Estado.
Não são as mesmas e sim novas leis estabelecidas a partir do novo estado
- (F) na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito, só cabe ao Estado, jamais ao povo.
Justificativa: A teoria lockeana defende o estado mínimo, onde o Estado deve interferir no convívio social apenas para garantir os direitos naturais dos indivíduos.
- (V) Locke, Mostenquieu e Rousseau acreditam que na sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente a todos.
- (F) democracia e liberalismo são propostas que se completam, pois ambas estão necessariamente fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
Justificativa: Democracia e liberalismo são propostas que se complementam em partes, pois concordam em relação ao estado de direito, porém há discordâncias em relação ao estado mínimo.
- (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se firmaram na luta contra o absolutismo.
- (V) pluralismo e individualismo são elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
- (F) o sistema majoritário, associado ao principio da pluralidade do voto, tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
Justificativa: É o sistema proporcional que tem finalidade o combate a tirania
- (F) para Rousseau a liberdade está em obedecer à vontade geral que representa a vontade da maioria.
- (F) a igualdade formal e a igualdade substancial só coexistem plenamente nos regimes socialistas.
Nem mesmo nos regimes socialista o igualdade substancial vai existir plenamente, uma vez que diversidade humana não ira permitir a mesma quantidade de bens e quantidade de felicidade para o individuo.
- (V) os liberais do século XX, acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, seria incompatível com o capitalismo e com as liberdades individuais.
- (V) alguns Estados democráticos, a partir do século XX, negaram o liberalismo ao promoverem certa igualdade substancial.
Prova 2
- (F) de acordo com Noberto Bobbio igualdade e liberdade são ideias compatíveis apenas no que se refere a esfera econômica.
São também compatíveis na esfera política por exemplo.
- (F) Pluralismo e coletivismo são elementos que caracterizam as democracias igualitárias.
Justificativa: Pluralismo é elemento de sociedade liberal.
- (F) o sistema majoritário associado ao principio da pluralidade de peso no voto tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
O sistema proporcional que visa combater a tirania e não o proporcional
- (F) Na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito só cabe ao Estado, jamais ao povo.
Também cabe ao povo.
- (V) Locke, Mostesquieu e Rousseau acreditam que n sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente á todos.
- (F) democracia e liberalismo são propostas que se complementam, pois ambas estão, necessariamente, fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
Democracia fere o ideal liberal à medida que rompe com as obrigações individuais e encara a sociedade como uma massa artificial.
- (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se afirmaram na luta contra o absolutismo.
- (V) Os liberais clássicos acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, representava uma ameaça à propriedade privada.
- (F) Liberismo e liberalismo são aspectos políticos das doutrinas individualistas que historicamente se coadunam com os estados sociais da modernidade.
Justificativa: A garantia aos direitos naturais, que atualmente são chamados de direitos civis, são os aspectos políticos das doutrinas individualistas que historicamente se coadunam com estados sociais da modernidade.
...