QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA
Por: Fabricio Clemente Mirindolino • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 884 Palavras (4 Páginas) • 209 Visualizações
Universidade Federal Fluminense - UFF
Laboratório de Novas Tecnologias no Ensino - LANTE
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância
FABRICIO CLEMENTE MIRINDOLINO
GRUPO: 74
QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA
Barretos - SP
2014
QUALIDADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA
Aluno: Fabricio Clemente Mirindolino
Polo: Barretos – SP
Grupo: 74
Tutor: Susany Sales Brandão
O desafio de educar a distância é muito grande, o objetivo do Ensino a Distância (EaD) é apresentar conceitos para melhorar o ensino no mundo. Dentro desta modalidade existem algumas qualidades nos projetos referenciais, que orientam os alunos, professores, técnicos e gestores na busca por maior qualidade na educação. O compromisso ético no momento de ensinar e desenvolver um projeto dentro de qualquer modalidade de ensino, é de responsabilidade do educador e de seus educandos, com isso podemos dizer que os projetos de ensino fazem a grande diferença neste momento, fundamenta o comprometimento ético capaz de direcionar o foco e a aprendizagem na valorização do ensino. A tecnologia existente domina todas as linguagens existentes para o uso do ensino, sejam culturais, pedagógicas, operacionais, jurídicas, financeiras, de gestão e de formação dos profissionais envolvidos com a preparação e implementação desses cursos.
Conforme o senhor Alessandro Peixoto explicou no fórum:
“Uma das preocupações com relação à modalidade de EaD, é com relação ao material didático. Tal material deve ter em primeiro lugar uma linguagem clara e objetiva, para que o aluno, possa compreender melhor tudo aquilo que o professor explicou na aula inaugural e ser capaz de realizar as atividades sem muitas dificuldades. Mas esse material não se resume apenas no impresso, também é considerado como material didático a Internet, CD's, DVD's, jornais, tv's etc. Tudo aquilo que possa ajudar o aluno no seu andamento do curso.”. (2014)
A aprendizagem sofreu diversas mudanças com o passar dos anos. O material didático antes físico passou a ser digital com a tecnologia existente, podendo ser realizadas pesquisas dentro do aconchego dos lares, nas bibliotecas virtuais de ensino, juntamente com nossos tutores/professores sempre presentes nos auxiliando em nossas dificuldades, pois a interação é muito rápida devido aos chats e vídeos conferências. O material didático é muito amplo, tendo várias formas de consulta e para tirar dúvidas, sendo um diferencial que constrói uma nova era na educação. Sem este material a educação não compreende seus objetivos, a importância deste material é significativa, sem o qual não conseguiríamos compreender todas as teorias. É dever do aluno sempre analisar as opções existentes, pois existem inúmeros materiais disponíveis e nem sempre os mesmos atendem as suas necessidades.
Em outra colocação o Sr. Alessandro Peixoto deixa bem claro o estado de algumas localidades, seus polos e suas instalações.
“Uma outra questão que vivencio aqui com relação à qualidade do ensino à distância, é a infraestrutura física e tecnológica dos polos. No nosso caso, por exemplo, aqui em Araguari, o polo é um antigo prédio, onde funcionava uma escola e hoje está locado para a Prefeitura. Para começar, a rede elétrica é insuficiente para o tanto de computadores e outros equipamentos que compõem o quadro tecnológico. Depois, a nossa conexão com a Internet, não é das melhores. Já nem comparecemos mais no polo, quando é época de tutoria, porque sabemos que a conexão não vai funcionar e que passaremos raiva com isso. A qualidade da EaD depende muito da qualidade da tecnologia que está sendo empregada para que o aluno possa, pelo menos, ir tranquilo ao seu polo sabendo que se ele quiser postar algum comentário no fórum ou postar alguma atividade, a tecnologia empregada não o deixará na mão.” (2014)
...