QUESTOES GOVERNANÇA CORPORATIVA
Por: Danielle Zeni • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 321 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Disciplina: GOVERNANÇA CORPORATIVA
Alunos (trabalho em dupla): Danielle Zeni e Silvana Geremias da Silva.
_______________________________________________________________________
QUESTÕES COM BASE NO ARTIGO:
- Qual o objetivo de realizarem este estudo de caso nas Faculdades Anhanguera?
Os funcionários das organizações também são atingidos de forma direto ou indireta pela boa governança. A influência da boa governança sobre os funcionários foi a motivação desse estudo de caso a qual buscou demonstrar o grau de conhecimento e envolvimento que os funcionários possuem para com o estilo de governança adotada.
Esta pesquisa busca apontar qual o conhecimento, postura e visão que os funcionários da faculdade possuem em relação à Governança Corporativa.
- Quais os maiores problemas que envolvem os gestores?
Precisam apresentar justificativas e resultados do investimento para com os seus acionistas ou cotistas.
- Que competências são requeridas por parte do CEO e dos membros do Conselho de Administração?
Transparência; Habilidade para trabalhos com os sócios; Disposição para trabalhar com ética; Caráter sólido para não fazer jogada com os números; Noção de timing – fazer na hora certa e apostar no momento exato – contribuição decisivamente com a longevidade e perpetuidade do negócio; Tolerância para auditoria pesadas; Disposição para assumir riscos e arbitrar, dentro de regras claras e conhecidas dos acionistas.
- Qual a função de um Conselho de Administração? E a quem se reporta?
Cabe ao conselho o papel de garantir a perpetuidade da empresa.
Um conselho deve conter conselheiros com origem no mesmo ramo ou saber de atuação da empresa e outros elementos que apresentem notório saber em outras áreas de negócio, pois o conselho é o verdadeiro interlocutor entre acionistas e a diretoria.
- Qual foi o resultado da pesquisa? A que conclusão os autores chegaram?
Observa-se pelos resultados que os trabalhadores não conhecem o Conselho de Administração, suas funções e a influência deste no dia-a-dia do trabalho.
Será que trabalhadores melhor informados e mais participativos não seriam mais comprometidos com os objetivos organizacionais?
...