Qual a importância de conhecer os conceitos fundamentas de contabilidade de uma empresa
Trabalho acadêmico: Qual a importância de conhecer os conceitos fundamentas de contabilidade de uma empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: letimagnan • 12/9/2013 • Trabalho acadêmico • 2.105 Palavras (9 Páginas) • 612 Visualizações
1) Qual a importância de conhecer os conceitos fundamentas de contabilidade de uma empresa?
- Toda a base da gestão sempre precisará de pessoas comprometidas com a organização e cientes da estratégia adotada da empresa no seu segmento de atuação. Qualquer processo de mudança ou implantação de novas ferramentas de gestão depende estrategicamente do apoio da direção da empresa e de todas as áreas para dar seguimento aos planos de planejamento, inclusive a área jurídica das empresas.
- Através da contabilidade retiraremos as informações para acompanhamento dos gastos realizados nos centros de centros, evolução das receitas, desempenho da organização e se estamos atingindo a taxa de retorno desejada pelo investidor.
- Também são retiradas informações para acompanhar as perspectivas do Balanced Scorecard, metas de resultado do orçamento empresarial e acompanhamento do Planejamento Estratégico.
- As informações do passado servem para o planejamento do futuro.
- A boa gestão de qualquer empresa precisa de uma boa contabilidade para tomar decisões, avaliar novos projetos e projetar os resultados futuros através do orçamento e observar a lucratividade e rentabilidade do negócio.
- A própria Controladoria busca da contabilidade as informações gerenciais para estruturar relatórios para a Direção acompanhar o desempenho do negócio e planejar o futuro da instituição.
- AS INFORMAÇÕES GERENCIAIS SÃO A FERRAMENTA BÁSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
- O sistema de informações gerenciais de uma empresa tem como objetivo integrar todos os processos, cabendo a gerência a responsabilidade operá-lo de forma conseqüente. Entre os seus demais elementos: marketing, produção, recursos humanos e logísticos.
- A área jurídica da empresa buscará informações na Contabilidade para realizar o planejamento tributário e outras ações para defender a empresa, como é o caso da Receita Federal.
RESUMO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA:
- Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.
- Impairment ( CPC 01 ) = Perda por redução ao valor recuperável é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.
- Contabilidade é a linguagem mundial do mundo dos negócios.
- É utilizada além das finalidades fiscais, para avaliar a lucratividade e o crescimento do negócio. Serve de suporte no gerenciamento de projetos
- É realizada seguindo os princípios fundamentais de contabilidade e está sendo realizada a harmonização contábil da Contabilidade pelas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) através dos CPC. As empresas serão enquadradas nas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) ou pelo CPC da Pequena e Média Empresa editado em 12 / 2009. No Brasil o Comitê de Pronunciamentos Contábeis está regulamento as mudanças na contabilidade. Site do CPC – www.cpc.org.br
- Seus usuários são os tomadores de decisão ou quem precisa extrair informações da contabilidade
- A contabilidade Financeira, se refere aos recursos financeiros, obrigações e atividades da entidade legal.
- PATRIMÔNIO = Bens + Direitos - Obrigações
- O Lado Esquerdo de um Balanço é demonstrado os BENS e DIREITOS ( A T I V O )
- É o lado do Balanço Patrimonial das Aplicações de Recursos
- O Lado Direito do Balanço é as dívidas e o Patrimônio Líquido. ( PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO ). O Passivo e Patrimônio Líquido são as fontes de Financiamento da Empresa.
- As dívidas são chamadas de Recursos de Terceiros e o Patrimônio Líquido de Capital Próprio
- Buscamos os recursos no lado direito (passivo e patrimônio líquido) do balanço para aplicarmos no lado esquerdo ( ativo )
- Em um Balanço analisamos o Equilíbrio de suas aplicações x recursos
- Resultado é as RECEITAS ( - ) CUSTOS E DESPESAS, que surgirá LUCRO ou PREJUÍZO
- Receitas são as vendas das empresas ou suas prestações de serviços
- Regime de Competência (As receitas e despesas são contabilizadas no período em que forem gerados, independentemente do seu recebimento ou pagamento ), ou seja, no dia que forem incorridos ( gerados, gastos, comprados, vendidos )
- Regime de Caixa (Receitas são contabilizadas no dia do recebimento e as Despesas são contabilizadas no seu dia de pagamento)
- O Balanço Patrimonial (Significa o equilíbrio patrimonial-financeiro entre as aplicações( ATIVO) e as origens ( PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO )
- Grupos do Ativo (Circulante - é o capital de giro da empresa, Não Circulante (Realizável a Longo Prazo, Investimento, Imobilizado e Intangível )
- Grupos do Passivo (Circulante - dívidas a pagar até 12 meses, Não Circulante (Exigível a Longo Prazo, Resultados de Exercícios Futuros, não existe mais o nome dos grupos, mas permanece as contas desses grupos ) e Patrimônio Líquido )
- Despesas: Gastos necessários para geração de receitas.
- Custo: São os gastos da fábrica para fabricação
...