Questões contabilidade avançada II
Por: 8547 • 26/5/2015 • Relatório de pesquisa • 896 Palavras (4 Páginas) • 405 Visualizações
QUESTÕES PLT – CAPÍTULO 4 (joint venture) – pág. 176
[REPOSIÇÃO DE UMA AULA]
PROCEDIMENTO:
• Responder as questões 1 a 12 do capítulo referido e preencher o gabarito abaixo.
• Não há necessidade de reproduzir as questões e as alternativas, SOMENTE OCOMENTÁRIO À ALTERNATIVA ASSINALADA.
• Justificar a resposta tendo como base o PLT, legislação, Internet ou outra fonte.
• Entregar nesse formulário
GABARITO
QUESTÃO QUESTÃO 1 2 3 4 5 6
RESPOSTA C A B D E B
QUESTÃO 7 8 9 10 11 12
RESPOSTA D A B B C E
JUSTIFICATIVAS
1 - Negócio em conjunto é uma operação em conjunto ou um empreendimento controlado em conjunto (joint venture). Uma vez tendo sido determinado que todas as partes integrantes, ou grupo de partes integrantes, controlam o negócio coletivamente, o controle conjunto existe somente quando decisões acerca das atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes integrantes que controlam o negócio coletivamente.
Fonte: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=50
2 - Controle conjunto é o compartilhamento, contratualmente convencionado, do controle de negócio, que existe somente quando decisões sobre as atividades relevantes exigem o consentimento unânime das partes que compartilham o controle.
Fonte:http://qiscombr.winconnection.net/grupopatrimonial/paginas/interna.asp?conteudo=noticias&situacao=2&IDNoticia=79
3 - Existem diversas formas de joint-venturesque se diferenciam pela forma e estrutura. O IAS 31identifica três tipos: operações controladas em conjunto; ativos controlados em conjunto; e entidades controladas em conjunto. Essas modalidades têm como característica comum a existência de dois ou mais sócios ligados por um acordo contratual determinando o controle conjunto.
Fonte: https://www.bcb.gov.br/nor/convergencia/IAS_31_Empreendimentos_Conjuntos.pdf
4 - Os empreendimentos em ativos controlados ou de posse conjunta têm esses ativos usados para obter benefícios para todos os investidores. Tais empreendimentos não envolvem o estabelecimento de uma nova entidade. Cada investidor tem o controle sobre sua parte dos benefícios econômicos futuros.
Fonte: http://ifrsbrasil.com/demonstracoes-contabeis/combinacao-de-negocios-e-consolidacao/contabilizacao-de-participacoes-em-empreendimentos-conjuntos-joint-ventures-ativos-com-controle-comum-e-entidades-controladas-em-conjunto-parte-iii
5 - As “joint-ventures” têm sempre por objetivo a elevação dos lucros e dos rendimentos da empresa, cujas alianças comprometem as partes na partilha de lucros e possíveisprejuízos. “Joint-venture” ou empreendimento conjunto é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos.
Fonte: http://jornaldeeconomia.sapo.ao/gestao/joint-venture-eleva-lucros-e-rendimentos
6 – Em negócio em conjunto, nenhuma parte integrante controla individualmente o negócio. A parte integrante que detém o controle conjunto do negócio pode impedir que qualquer das outras partes integrantes, ou grupo de partes integrantes, controle o negócio.
Fonte: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=50
7 - Empreendedor em conjunto deve reconhecer seus interesses em empreendimento controlado em conjunto (joint venture) como investimento e deve contabilizar esse investimento utilizando o método da equivalência patrimonial, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 18 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto, a menos que a entidade esteja isenta da aplicação do método da equivalência patrimonial, conforme especificado no Pronunciamento e se permitido legalmente.
Fonte: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=50
8 - Nesse caso deve haver constituição de uma sociedade limitada, de uma associação, de uma companhia ou afins. Os participantes constituem e controlam uma empresa responsável pelo desenvolvimento da atividade econômica proposta. Nessa configuração, é comum ocorrem transações de ativos
...