Questionário de Mercado de Capitais
Por: Samira Slledy Ripardo Feitosa • 5/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
01. Moeda e Política Monetária
a)Como melhor definir moeda, na sua maneira de entender?
R: A moeda é o combustível da economia, ela é o material necessário para manter as relações monetárias do mundo.
b) Quais são as principais funções da moeda?
R: A função principal da moeda é ser material de "troca", pois precisamos dela para podermos comprar os materiais necessários para nossa vida. Além disso, tem a função de meio de pagamento, serve para ser trocada por outros tipos diferentes de moeda e para ser reserva de lucros.
c)Quais as mais evidentes características da moeda?
R: Ela é divisível, ou seja, pode ser dividida em valores maiores e menores, para que todas as transações financeiras possam ser realizadas; a moeda é indestrutível e inalterável, ou seja, ela tem alta durabilidade e é fixa de acordo com a economia do país; é homogênea, ou seja, só possui uma forma dentro de cada país, como por exemplo, o real no Brasil e o dólar nos EUA e por fim a moeda possui facilidade de transporte e de manuseio, ou seja, a moeda pode ser facilmente movimentada entre as pessoas e podem ser facilmente manuseada pelos usuários.
d)Quais os tipos mais conhecidos de moeda?
R: Real, usado no Brasil; Dólar, usado é boa parte do mundo por ser a moeda de quase todas as transações internacionais, principalmente no continente norte-americano; Euro, usado em maior quantidade no continente europeu; Libra Esterlina, moeda oficial do Reino Unido e o Iene, moeda oficial do Japão.
02. Instrumentos de política monetária
a)Quais as principais políticas econômicas executadas pelo governo e seus respectivos objetivos?
R:
b)Em que consiste a política monetária de um país e o que significam técnicas "restritiva" e "expansionista"?
R: A política monetária consiste em medidas que buscam controlar a inflação do país através do controle da moeda em circulação, mantendo assim a liquidez do país em estabilidade. A política restritiva busca a retirada de dinheiro de circulação, ou seja, os bancos e o governo procuram formas de captar o dinheiro e tirá-lo de circulação, aumentando o preço dos bens, dos empréstimos, vendendo títulos e cobrando juros altos. Já a política expansionista é o oposto, pois ela busca injetar dinheiro na economia, ou seja, procura formas de colocar o dinheiro em circulação, diminuindo taxas de juros e os preços dos bens, comprando os títulos vendidos durante a captação de dinheiro.
c)Quais são os principais instrumentos da política monetária utilizados pelo governo (discorra sucintamente sobre cada um)?
R: Redesconto são empréstimos que os bancos comerciais recebem do Banco Central para cobrir os problemas de liquidez quando ocorre um aumento da demanda por empréstimos por parte do público. Recolhimento compulsório consiste em fixar uma cobertura obrigatória para os depósitos do Banco Central, ou seja, são quantidades fixas em dinheiro que os bancos privados depositam nos cofres do Banco Central para controlar a emissão de moeda escritural. Operações de mercado aberto são exatamente as operações relativas às políticas restritivas e expansionistas, do item anterior.
d)Quais as formas mais utilizadas pelo governo para financiar as suas necessidades de recursos?
R:
03. Formação da taxa de juros
a)Como definir juros?
R: Os juros são valores em dinheiro a mais, no caso de quem pede emprestado dinheiro ao banco, será o tanto em dinheiro que a pessoa terá de pagar a mais por usar o dinheiro do banco e no caso de quem empresta o dinheiro, como o banco, é o tanto em dinheiro que a pessoa deverá receber por emprestar seu dinheiro.
b)O que é o COPOM, como se dá a sua atuação na economia e com qual periodicidade ocorrem as suas reuniões?
R: O COPOM é o Comitê de Política Monetária, tem por função definir a taxa de juros e estabelecer diretrizes da política econômica. As reuniões do COPOM dividem-se em duas sessões: a primeira sessão ocorre às terças-feiras e a segunda sessão ocorre às quartas-feiras. Desde 2006 as reuniões foram reduzidas para oito ao ano, sendo o calendário divulgado até o fim de Junho do ano.
c)O que é a taxa SELIC?
R: É um índice usado como base de cálculo para as taxas de juros cobradas pelos bancos do Brasil. A taxa é uma ferramenta política monetária utilizada pelo BACEN para atingir as metas estabelecidas pelo COPOM.
...