RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA
Por: axpower10 • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 RELATÓRIOS RESUMIDOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA - RREO
3.1 ALGUNS DOS RELATÓRIOS QUE COMPÕE O RREO
4 INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – ISE
5 AGRONEGÓCIO
5.1 GERIR O AGRONEGÓCIO
5.2 EXPANSÃO PARA A ATUAÇÃO DO CONTADOR
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A contabilidade e a administração andam juntas, para geração de informações de seus usuários na tomada de decisões. A contabilidade é dividida em “N” funções e/ou ramos diferentes como: controladoria, pericia, atuaria, tributaria entre outros. A controladoria, foca em controle, planejamento e orçamento caracterizando assim por se dizer a “contabilidade administrativa”. Pericia vem do conhecimento, da experiência em que um contador deve ter ao emitir seus relatórios (parecer), a seus interessados. Atuários, profissionais que lidam com avaliar e administrar riscos. Enfim, a contabilidade e seus setores desempenham funções ligadas a tomada de decisões, a maioria das vezes ligadas ao patrimônio, capital, e tudo que está ligado a parte monetária.
- CONTROLADORIA EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
A controladoria pode atuar forte na gestão dos custos tributários, tendo em vista a visão sistêmica que tem da organização e o acesso irrestrito ao sistema de informações. Neste sentido pode ter funções diversas, no entanto, para este estudo a função referenciada é a coordenação das atividades que estruturam todo o processo de gerenciamento das obrigações tributárias, planejamento tributário e gestão tributária de empresa. “A controladoria, como órgão administrativo da empresa, por meio de seu gestor, cabe coordenar e participar da escolha da melhor alternativa, no que tange a aspectos econômicos, no processo de planejamento global, de modo a garantir a eficácia da empresa (Mosimann e Fisch
1999, p. 118). Atualmente todos os gestores de empresas, sabem que a redução da carga tributária é uma necessidade e está vinculada a sobrevivência do negócio, devendo ser de forma lícita, diminuindo custos tributáveis sem entrar em contradição os órgãos legais que regem o sistema tributário nacional.
- CONTROLADORIA MINIMIZANDO CUSTOS E ADQUIRINDO
Com o aumento da população e da economia, as empresas estão cada vez mais competitivas, cada vez mais em busca de aumentar seus lucros e consequentemente diminuir seus custos e gastos. Muitas empresas investem em na aquisição de filial, as vezes nem tanto visando o lucro que pode ter, mais com o intuito de diminuir custos. Uma forma que vem crescendo cada vez mais em nosso pais, é a forma de mão de obra, de empresas (profissionais capacitados) externos p/ prestarem serviços.
ifica a capacidade do município de orçar, e realizar. Geralmente o tempo que decorre entre um balanço orçamentário é de bimestre em bimestre, ou seja, de dois em dois meses.
Execução das despesas por função e subfunção: a função apresenta maior nível de informações na administração pública, enquanto que a subfunção, representa parte da função.
EX: função – legislativa
EX: subfunção – ação legislativa
Receita corrente liquida: traz a receita corrente do período anterior - 12 meses – assim como a previsão de exercício corrente. Nos municípios os servidores, destinam 15% das deduções para o FUNDEF – fundo de manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e valorização do magistério – para custeio de previdência e assistência social.
- INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL – ISE
O ISE – BOVESPA – índice de sustentabilidade empresarial teve início na América latina em 2005, com o intuito de criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. De início, foi financiado pela international finance Corporation (IFC) – braço financeiro do banco mundial. Sua metodologia, é de responsabilidade do centro de estudos em sustentabilidade (GVCes) da escola de administração de empresas de São Paulo da fundação Getúlio Vargas (FGV –EASEP). A bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice. O ISE é uma ferramenta de análise corporativa das empresas listadas no BM&FBOVESPA aspecto de sustentabilidade corporativa, baseado na economia, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. O ISE atualmente é composto de 182 das maiores empresas acionista, e foram classificadas em 37 vagas da oitava carteira. As empresas que constituem o ISE são medidas em um nível de participação ambiental, corporativo e social. Além do retorno de uma carteira formada por ações preocupadas com o desenvolvimento sustentável, e é isso que elas ganham.
...