RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Por: carlosroberto94 • 9/10/2020 • Artigo • 2.523 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DO NORDESTE – SEUNE
FACULDADE SEUNE
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A ÉTICA CONTÁBIL SOB A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
Maceió/AL
2020
CARLOS ROBERTO DOS SANTOS
JOSÉ FRANCISCO DA SILVA OMENA
JÚLIA ESTEPHANY COSTA DA SILVA
THAYANE MARIA JATOBÁ PEREIRA BARBOSA
A ÉTICA CONTÁBIL SOB A PERCEPÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciência Contábeis da SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE-SEUNE como pré-requisito para a obtenção de nota AB1, da disciplina de Ética e Legislação Profissional.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - A imagem do contador perante a sociedade.................................................09
Figura 2 - Atos antiéticos presenciados pelos entrevistados.........................................09
Figura 3 - Casos de fraude envolvendo profissionais contábeis...................................10
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. Objetivo e problema 4
1.2. Justificativa 5
2. REFERENCIAL TEÓRICO 5
2.1. Ética 5
2.2. Ética Profissional Contábil 6
2.3. Visão da sociedade sobre o profissional contábil 7
3. METODOLOGIA 8
4. ANÁLISE DOS RESULTADOS 9
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6. REFERENCIAS BILIOGRAFICAS 12
INTRODUÇÃO
A ética, segundo Aristóteles (2003), é um ramo da filosofia que estuda as regras, as questões, ligadas ao comportamento humano no que diz respeito ao que é certo ou errado e a linha, muitas vezes tênue, entre estes. A ética conduz as ações do homem sobre suas más ações (vícios) e as boas ações (virtudes); Aristóteles (2003) classificou as virtudes em =: intelectuais (conhecimento teórico) e morais (conhecimento prático). De acordo com Valls (1994) um comportamento ético seria aquele adequado às normas morais vigentes, e enquanto estas forem vigentes; ou seja, determinada ações seria considerada errada enquanto os costumes tivessem força para coagi-la socialmente. Isso confere à ética um caráter transitório, aquilo considerado moralmente aceito em determinado tempo e lugar por não o ser em outro.
Embora sejam conceitos relacionados não devemos confundir ética e moral. Ética é o segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais, vem do grego “Ethikós” (ÉTICA, 2020); já a moral são preceitos e regras que, estabelecidos e admitidos por uma sociedade, regulam o comportamento de quem dela faz parte, a palavra vem do latim “moralis” (MORAL, 2020). Em resumo podemos considerar a moral como sendo o objeto de estudo da ética, a ética como teoria e a moral como prática.
De acordo com Aristóteles (2003) o homem é um ser social, pois precisa de outros membros da espécie para atingir sua plenitude; podemos concluir que o homem precisa da sociedade para atingir seus objetivos. De acordo com Linton (1959, p. 110), “sociedade é todo grupo de pessoas que vivem e trabalham juntas durante período de tempo suficientemente longo para se organizarem e para se considerarem como formando uma unidade social”. Se cada indivíduo apresenta um conjunto de normas próprias que regem sua vida, ocasionalmente, isto pode causar conflitos em suas relações pessoais.
Numa tentativa de administrar tais conflitos, surgiram códigos de ética, que regulamentam a vida em sociedade, como também, a área de atuação de cada profissional, estabelecendo regras de conduta, com base na ética e na moral. De forma resumida, profissão é o exercício de uma tarefa de forma habitual, ao escolher uma profissão o individuo pactua, mesmo que implicitamente, seguir os deveres éticos ligados a essa classe; o primeiro dever ético está ligado à capacidade de exercer profissionalmente tal tarefa, o segundo está ligado à conduta a ser seguida; o conjunto capacidade mais conduta será norteador para o modo de agir do profissional para com seus clientes, colegas, sociedade, estado e sua própria consciência (CORREIA et al. 2005).
Objetivo e problema
O presente trabalha têm como finalidade lançar um olhar sob a percepção da sociedade quanto à ética do profissional contábil, para isso, buscaremos verificar como a sociedade civil alagoana enxerga os profissionais da contabilidade sob um critério ético e como isso afeta a imagem da classe perante o público e o ingresso de novos profissionais na área. Tendo em vista a limitação da quantidade de pesquisas sobre o tema buscaremos analisar como a sociedade alagoana enxerga o profissional contador, qual sua imagem, seus estereótipos. Esses profissionais têm uma imagem negativa perante a sociedade?
Discorreremos sobre o que são estereótipos e como a mídia pode atribuí-los ao profissional contador, por meio de questionários de pesquisas veremos qual é a visão da sociedade alagoana sobre a classe contábil e por fim analisando os dados obtidos através da pesquisa, examinar seus resultados.
Justificativa
Estereótipo é o conceito, padronizado pelo senso comum acerca de algo ou alguém, usado para definir coisas ou pessoas segundo sua aparência, comportamento e naturalidade. Assim uma imagem inadequada vai resultar em avaliações inadequadas. Se a sociedade enxerga o contador como alguém com práticas eticamente duvidosas pode isso comprometer tanto os profissionais como os futuros profissionais, ao deixar de escolher esse caminho (AZEVEDO; JÚNIOR, 2012).
...