RELATÓRIO DESCRITIVO - ANALÍTICO DA OBSERVAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: ZEITGEIST-THE MOVIE
Por: Alisson123456789 • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.413 Palavras (6 Páginas) • 1.465 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - CAMPUS VI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS – CCHE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DE OBSERVAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: ZEITGEIST-THE MOVIE
ALINNE CRISTINA SANTOS MARQUES
ALISSON DA SILVA DE SOUZA
INGRID LUANA SOUSA DE FREITAS
LUANNA VANESSA AIRES DE MORAES
Monteiro, PB
2017
ALINNE CRISTINA SANTOS MARQUES
ALISSON DA SILVA DE SOUZA
INGRID LUANA SOUSA DE FREITAS
LUANNA VANESSA AIRES DE MORAES
RELATÓRIO DESCRITIVO-ANALÍTICO DA OBSERVAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: ZEITGEIST-THE MOVIE
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial da Unidade II, da disciplina de Fundamentos da Economia sob a orientação da professora Ms. Ilcleidene Pereira de Freitas.
Monteiro, PB
2017
SUMÁRIO
- Introdução............................................................................................3
- Abordagem Metodológica....................................................................4
- Fundamentação teórica e análise........................................................5
- Considerações finais............................................................................7
- Referências .........................................................................................8
- INTRODUÇÃO
O tema do qual abordaremos, trata-se do mercado financeiro, o qual este trabalho de pesquisa tem como proposta discutir a temática do documentário “Zeitgeist: the movie” produzido e escrito por Peter Joseph, em 2007. Através do estudo deste, apresentaremos os quatros grandes tipos de mercado, como: o mercado cambial, mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e qual a relação do Banco Central com o mercado financeiro.
Diante disso, veremos que o Sistema Financeiro Brasileiro é constituído por uma ampla e diversificada dinâmica rede de intermediação financeira, composta por bancos comerciais, entidades de poupança e empréstimo, bancos de desenvolvimento, bancos de investimento, bancos múltiplos, companhias de crédito, financiamento e investimento (financeiras), corretoras e distribuidoras de valores entre outros.
Vale-se ressaltar que este documentário divide-se em três partes, na primeira parte visualizamos uma “critica” sobre o confronto das religiões antigas e atuais; na segunda parte se ver um questionamento sobre o importante acontecido de 11 de Setembro; e por fim a terceira parte que iremos abordar o Banco Central e sua relação com mercado financeiro.
- ABORDAGEM METODOLÓGICA
O método de abordagem utilizado para elaboração deste trabalho foi a pesquisa cientifica, onde utilizamos o documentário ‘’Zeitgeist: the movie’’ (organizado por Peter Joseph, 2007) aplicado a uma abordagem de pesquisa com relação aos temas econômicos. Elaborou-se um estudo a respeito do mercado financeiro observado na mesma produção.
Foi produzido este relatório descritivo-analítico, observando a influência do Banco Central sobre o mercado financeiro e suas demais variações.
Primeiramente, foram realizadas pesquisas por parte de cada integrante do grupo, em busca de um filme ou documentário que interligasse assuntos tratados no âmbito da sala de aula com contextos dos mesmos. Após a definição do documentário e tema econômico, demos inicio a construção do relatório em si.
Os métodos abordados utilizados foram os métodos de analise de dados e a própria pesquisa cientifica, permitindo assim a coleta de dados necessários para a construção do relatório.
Utilizamos também métodos metodológicos, o indutivo e dedutivo. O método indutivo é aquele pelo qual uma lei geral é estabelecida a partir dessa observação e da repetição de regularidades particulares, isto é, por meio de observações particulares, chega à afirmar de princípio geral.
O método dedutivo é o processo de raciocínio lógico que, a partir de princípios e proposições gerais ou universais, chega a conclusões menos universais, verdades do mundo inteiro e não produz nada de novo na ciência.
Portanto utilizamos estes métodos científicos para a pesquisa sobre o tema escolhido: mercado financeiro.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E ANÁLISE
O mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições, tomadores de recursos e investidores, que permitem a negociação de produtos financeiros, como títulos públicos, ações, fundos de investimentos.
“O mercado financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos (investidores)' ’ ( BERTOLO, 2002, p.4)
No entanto, o mercado financeiro funciona com o alinhamento de interesses, enquanto uns tem dinheiro sobrando e precisam de rendimentos, outros necessitam de dinheiro para promover seus projetos. Onde os poupadores são os agentes superavitários e os tomadores do empréstimo são os agentes deficitários. Para que o individuo possa participar deste mercado de uma forma ativa, ele precisa planejar para que o dinheiro sobre.
No caso do sistema financeiro brasileiro, divide-se em quatro grandes mercados:
- Mercado de Câmbio: é a operação da troca de moedas, a moeda de um país pela a do outro, ele é fundamental para quem possui relações internacionais como grandes empresas exportadoras, onde o Banco Central é um dos responsáveis pela administração, fiscalização e controle dessas operações;
- Mercado Monetário: Esse mercado é responsável pela liquidez da economia e o Banco Central o regula e equilibra a oferta de moeda para que todos sempre consigam acessar o seu dinheiro;
- Mercado de Crédito: Esse é um mercado que cresce muito, principalmente em tempos de crise. Esse segmento capta dinheiro de investidores para emprestar a pessoas físicas e empresas por um taxa maior;
- Mercado de Capitais: O nome mercado de capitais se dá porque as empresas precisam de capital para seus projetos, por isso, elas emitem títulos de divida. O mercado de capitais é formado por corretoras de valores, bolsa de valores e instituições financeiras. Pode-se ressaltar que no Brasil esse é o mercado mais utilizado.
“ O mercado de capitais é fundamental para o crescimento de um país, pois sem ele muitos projetos não conseguiriam sair do papel por falta de financiamento. Muitas perderiam sua competitividade e dificilmente conseguiram desenvolver-se. Poucas sobreviveriam em um ambiente sem a injeção de capital de investidores’’ (BERTOLO, 2002, p. 5).
Na forma tradicional do mercado financeiro, o dinheiro que é depositado nos bancos pelos agentes superavitários é utilizado pelas instituições financeiras para financiar alguns setores da economia que precisam de recursos. Por essa intermediação, os bancos cobraram dos agentes deficitários do empréstimo uma taxa de spread, para cobrir os custos operacionais e o risco que tem de que o tomador não pague sua dívida. Por isso, quanto maior for o risco de não receber o empréstimo, maior será o spread.
...