TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO PARA O CONTABILISTA

Por:   •  3/4/2015  •  Resenha  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA: A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO PARA O CONTABILISTA

Autores do Artigo: Anderson Meira Cotrin, Aroldo Luiz dos Santos, Laerte Zotte Junior

O artigo busca chamar atenção dos estudantes e profissionais de contabilidade da importância da atualização e da busca continua por conhecimento, o profissional contábil moderno deve estar sempre se aperfeiçoando porque a contabilidade esta em constante modificação, e quem não se atualizar pode perder lugar para profissionais de outras áreas, pois nos dias atuais as informações ganham muita velocidade com os avanços tecnológicos, e como a contabilidade presta informações para as tomada de decisões, os contabilistas deve acompanhar a evolução.

A contabilidade é tão antiga como a própria civilização, pois o homem primitivo já praticava uma forma rudimentar de contabilidade aos contar os seus rebanhos e instrumentos de trabalho, a contabilidade vem da necessidade da sociedade de interpretar os fatos ocorridos com o objetivo material que o homem dispôs para alcança os seus objetivos propostos. Alguns pesquisadores dizem que o inicio das praticas de controle das contas se da desde mil antes de Cristo outros dizem que essas necessidades são tão velhas quanto à humanidade, resumindo a evolução contábil se divide em quatro etapas: Mundo Antigo, Medieval, Moderno e Cientifico.

No Brasil, a contabilidade teve influencia das escolas italiana e americana, sendo a italiana a primeira a influenciar, porém a americana que o Brasil se baseou para a formação da lei da Sociedade por Ações. Nos últimos séculos as técnicas contábeis tiveram uma grande evolução, com surgimento da auditoria, do desenvolvimento da contabilidade de custos, a contabilidade gerencial ganhando mais importância, são evoluções trazidas pela propagação da escola americana. Atualmente a contabilidade brasileira esta em uma situação contraditória onde a qualidade das normas contábeis é superior qualidade atual dos profissionais da área.

No início os profissionais contábeis eram chamados de guarda livros, pois eram responsáveis pelas escriturações mercantis. Hoje o novo perfil do contabilista é uma pessoa que reúne conhecimentos técnicos e sociais em razão do grande mercado que tem a sua disposição, devem atender as necessidades e dar auxilio aos empresários proprietários de empresas. O profissional contábil deve mais do que nunca possuir ética no trabalho, pois isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso, o profissional contábil deve cumprir o código de Ética do profissional contábil, que tem como finalidade executar a lei, mais principalmente conscientizar o que tange a honestidade e integridade da ética.

Com o aumento na oferta de cursos de nível superior no Brasil se exige cada vez mais dos bacharelados a busca por novos conhecimentos, para se obter o diploma de bacharel em ciências contábeis, com todos os privilégios da profissão os órgãos da classe exigem um rigoroso processo, pois após obter o bacharelado estará habilitado para exercer a profissão nas áreas de especialização como perito contador, auditor de companhias fechadas, contabilidade gerencial ou pública, assessoria tributária. Mas para os profissionais que desejam atuar na área de auditoria de empresas abertas ou instituições financeiras exige que sejam realizados exames adicionais de conhecimento específico, que são elaborados pelo CFC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com