TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO - ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Por:   •  23/4/2020  •  Exam  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná[pic 1][pic 2]

Campus FAFIPAR[pic 3]

Aluno: Fernando de Farias

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis – 3ª Ano

Docente: Prof.ª Dulce Mara Dias        Disciplina: Teoria da Contabilidade

        

     ATIVIDADE: [pic 4][pic 5]

RESUMO - A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO BRASIL

No Brasil, a vinda da Família Real portuguesa no início do século XIX, incrementou a atividade colonial, exigindo um melhor aparato fiscal, já que houve um aumento dos gastos públicos e das rendas dos Estados. Com isso constitui-se o Erágio Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). Neste mesmo ano, foi realizada a primeira referência oficial à escrituração e relatórios contábeis, elaborada pelo Príncipe Regente D. João VI.

Somente profissionais que estudassem aulas de comércio, poderiam realizar o processo de escrituração das contas, sendo que essas aulas realizadas no Brasil eram originárias de Portugal, e preparavam os empregados do comércio para o exame na Junta Comercial.

No Brasil, a contabilidade teve influência tanto da escola italiana quanto da americana, sendo que a primeira foi a que influenciou inicialmente o país, porém foi na segunda que o Brasil baseou-se para formação da Lei das Sociedades por Ações, que ocorreu a partir da Resolução nº 220 e da circular nº 179 do BC e para a implantação do ensino acadêmico.

A Escola de Comércio Álvares Penteado, criada em 1902, foi a primeira escola especializada no ensino da contabilidade. Nesta instituição, professores de grandes nomes, como Francisco D’Auria, Frederico Herrmann Júnior, Coriolano Martins, abriram portas para a pesquisa contábil. Segundo Iudícibus (1997), D’Auria teve o mérito de ser o mais “brasileiro” dos autores famosos da época, no sentido de que conseguiu formar o que se poderia chamar de embrião de uma autêntica escola brasileira, mas foi na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da USP, fundada em 1946, que o Brasil ganhou seu primeiro núcleo efetivo, contribuindo com o surgimento dos escritores da literatura contábil nacional.

No Brasil, segundo Niyama (2005), a Contabilidade se desenvolveu de forma considerável na década de 70, foi a partir desse momento que a Contabilidade ganhou novos rumos para se adequar às exigências do mercado econômico uma vez que o desenvolvimento da Contabilidade no Brasil esteve fortemente ligado ao desenvolvimento econômico.

 O Brasil desenvolve uma Contabilidade espelhada nos moldes exigidos pelo Conselho Internacional de Contabilidade. Dessa forma, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade, mais comumente conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS). (ANTUNES et al., 2012).

Foram trazidas inovações tanto para as demonstrações contábeis quanto para as práticas contábeis, visto que essas normas são baseadas muito mais em princípios do que em regras. (ANTUNES et al., 2012).

A evolução da Contabilidade no Brasil pautou-se em decretos, em leis, nas atividades profissionais e nos órgãos e leis reguladores da profissão, alguns específicos, outros de forma abrangente, entre os quais pode-se citar: o Conselho Federal de Contabilidade, a legislação do Imposto de Renda, a Legislação Societária, a Comissão de Valores Mobiliários, o Banco Central do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com