Relatório intercalar
Tese: Relatório intercalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Golfinho • 28/11/2013 • Tese • 1.304 Palavras (6 Páginas) • 199 Visualizações
Etapa 1- Passo 4 ( 1ª Relatório Parcial)
Observamos que a Concepção de Leitura depende diretamente da concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido que se aplique na leitura. É uma atividade de produção de sentido, que pode ser desenvolvida de três formas: com o foco no autor, com o foco no texto ou com o foco na interação autor-texto-leitor, sendo a última a mais eficaz, visto que a compreensão do texto depende da relação que se estabelece com o mesmo. Dessa forma o autor escreve o texto e o leitor com seu conhecimento intelectual e experiência vivida compreende e interpreta o texto.
Já nas Estratégias de Leitura observamos a necessidade de interação autor-texto-leitor, pois é fundamental que o leitor critique, contradiga, avalie a informação que está obtendo durante a leitura, que concorde, que apóie, sendo de extrema importância reagir diante do que está sendo lido. Para que essa “reação” possa ocorrer o mesmo se utiliza de estratégias de leitura. Essas estratégias são compostas pelas antecipações e hipóteses que assumimos com base no conhecimento adquirido ao longo da vida sobre o assunto do texto. Passando assim a leitura a ser processada, criticada, contestada e avaliada, produzindo o sentido de lermos e nos mantermos informados.
Com relação à Leitura e a Produção de sentidos, podemos observar que quando consideramos o leitor e seus conhecimentos, percebemos que esses conhecimentos (linguístico, o textual e o de mundo, ou enciclopédico) são diferentes de um leitor para o outro, o que nos obriga a entender que um mesmo texto possui sentidos diferentes, dependendo de quem o lê, o texto para uma pessoa pode não haver o menor sentido e para o outro, pode dizer algo muito importante e para que isso ocorra deve haver um conhecimento de leitura e interpretação.
Mediante as pontuações acima entendemos que a leitura é vista por toda sociedade como uma necessidade muito importante e indispensável em nosso cotidiano, e é entendida como a atividade de captação do leitor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Por isso entendemos que está forma de incentivo a leitura é muito importante, uma vez que os sujeitos são vistos como atores/construtores sociais, sujeitos ativos que dialogicamente se constroem e são construídos no texto.
O leitor lê e constrói o sentido do texto com o que lhe é mostrado e no momento da leitura do texto, ele vai analisando, questionando e criando uma curiosidade que vai sendo saciada ao longo da leitura, ou seja, ele vai criando estratégias de leitura.
É variável o sentido do texto dado pelo leitor, pois ele dará o sentido que entende a partir dos seus conhecimentos, valores, cultura e outros fatores. O mesmo pode ter vários sentidos uma vez que os conhecimentos, vivências e valores são diferentes de um leitor para outro. Desse leitor, espera-se que processe, critique, contradiga, ou avalie o que tem diante de si, que a desfrute, que dê sentido e significado do que lê.
A capacidade central do ser humano de dar direção às coisas do mundo permite á ele fazer sentido do que ouve ou lê indo muito além do que está explícito ou prontamente acessível, pois o sentido não reside apenas no texto, mas depende sempre de um interpretador. Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, que certas respostas podem ser encontradas na escrita, que todos nós podemos ter acesso á leitura e que podemos construir uma resposta que integra cada parte das novas informações ao que já se é.
Etapa 2 - Passo 4 ( 2 ª Relatório Parcial)
Gêneros textuais ou discursivos presentes na revista VEJA.
A Editora Abril publica semanalmente a revista Brasileira Veja, contendo inúmeras informações sobre o mundo em geral, e temas como política, economia, cultura, comportamento, tecnologia, ecologia e religião. Entre eles a vida e rotina das celebridades como, por exemplo: Xuxa que revelou uma noticia bombástica em uma entrevista ao fantástico. A apresentadora diz que sofreu abusos sexuais na adolescência, os responsáveis pelo crime foram um melhor amigo de seu pai, o noivo de sua avó e um professor do colégio. Durante a entrevista, Xuxa também falou sobre seus romances, seu grande e único amor que foi o piloto Ayrton Senna, morto em um acidente em 1994.
Xuxa revelou ainda que encontrou Michael Jackson e que chegou a conhecer Neverland, no rancho onde vivia o cantor. Após uma visita, a artista afirmou ter recebido um telefonema do empresário do astro pop, perguntando se ela não teria interesse em casar e ter filhos com ele. “A resposta foi não", só com alguém quando me apaixono.
Ao longo da conversa, em uma Conversação espontânea a artista ressaltou que nunca teve privacidade e que sempre seus assistentes, tinham que checar se não havia gente escondida sob a cama ou dentro dos armários "É o preço que eu pago" reconhece a apresentadora em relação aos percalços da fama.
Para apresentadora, os problemas na infância serviram
...