Rentabilidade
Seminário: Rentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miihlima • 1/5/2014 • Seminário • 808 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
ETAPA 1
Passo 2 (Equipe) Efetuar os cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal dos demonstrativos financeiros indicados no site
Análise Vertical e Horizontal dos demonstrativos financeiros
Análise Vertical e Horizontal dos demonstrativos financeiros
PASSO 3 Análise, associação e possíveis causas de variação
Vendas:
Na linha vendas teve um crescimento de 10,3% em relação ao não anterior, um volume de vendas maior de $6.141,00.
Custos dos Produtos Vendidos:
Crescimento de 9,07 no custo do produto, logicamente que impulsionado pelo crescimento nas vendas e produtos mais caros na aquisição/fabricação.
Margem bruta:
Evolução de 9,73% praticamente em linha com o crescimento nas vendas.
Despesas operacionais:
Despesas operacionais maior em 8,64% a.a, ocasionado pelo crescimento da despesa Geral e Administrativa que evoluiu sobre a receita operacional líquida em 2 p.p. em relação ao a.a..
ETAPA 2 ÍNDICES FINANCEIROS
Passos 1 e 2
Passo 3 (Equipe) Analisar os índices calculados e opinar sobre esta realidade. Descrever em uma página, seguindo as orientações do item Padronização desta ATPS. Elaborar (a) quadro-resumo dos índices e (b) a opinião descrita.
No índice Estutura de Capital no ano de 2008 o endividamento da empresa foi 6 p.p mair que 2007.
Composição do Endividamento, quanto menor o percentual melhor, dividas a curto prazo. Esse índice evoluiu 16 p.p em relação ao a.a..
Imobilização do Patrimônio
Liquido, indicador que mostra qual é o percuentual de comprometimento do capital próprio no investimento, imibilizado e intangível, valor que o acionista investiu na empresa, quanto menor melhor o indicador. No ano de 2008 houve uma evolução de 18 p.p em relação ao período anterior.
Imobilização dos recursos não recorrentes, o cálculo desse índice mostra que, em 2008, a empresa utilizou 57% dos seus recuros não correntes no financiamento de investimento, imobilizado e intangível.
Liquidez Geral, indica a capacidade de pagamento dos financiamentos e dívidas a longo prazo, quanto maior o indicador melhor, o indicador do último exercício e superior ao anterior, mostrando uma melhor performance.
Liquidez Corrente, mostra a capacidade de pagamento da empresa em suas obrigações a médio prazo de vencimento, o resultado de 2008 foi inferior ao de 2007, no último exercício a empresa obteve $ 1.45 de recurso para cada $ 1,00 de dívida, quanto maior esse resultado melhor.
Liquidez Seca, leva em consideração todas as contas que podem ser convertidas em dinheiro com relativa facilidade antes do prazo normal, novamente o exercício de 2008 foi inferior a 2007, quanto maior o resultado melhor.
Giro do Ativo, indicador mede a eficiênica da empresa com a qual usa seus ativos para gerar vendas, podemos observar que a empresa em 2007 o volume de vendas renovou 0,47 vezes o ativo total; já em 2008, esse índice caiu.
Margem líquida, esse índice mostra o quanto a empresa obteve de lucro líquido em relação á
receita líquida, indicando também a capacidade da empresa gerar lucro, o lucro de 2008 o lucro foi inferior a 2007.
Rentabilidade do Ativo,
...