Resenha de Contabilidade Tributaria nas Empresas
Por: Marcia Lopes Bejarano • 11/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 4.558 Palavras (19 Páginas) • 515 Visualizações
Sumário
1 - INTRODUÇÃO
2 - ETAPA 1
2. 1 - Etapa 1 Passo 1 – Resenha de Contabilidade Tributaria nas Empresas
2.1.1 - Diogo
2.1.2 - Jéssica
2.1.3 - Pâmela
2.1.4 - Simone
2.1.5 - Stefani
2.2 - Etapa 1 Passo 3 – Detalhes do produto
3 - ETAPA 2
3.1 - Etapa 2 Passo 1 – Arrecadação de tributos no Brasil
3.1.1 - Diogo
3.1.2 - Jessica
3.1.3 - Pâmela
3.1.4 - Simone
3.1.5 - Stefani
3.2 - Etapa 2 Passo 2 – Tributação do ICMS sobre o Produto
3.2.1 – Forma de Cobrança do ICMS
3.2.2 – Alíquota
3.3.3 – Demonstração de apuração
3.3.4 – DRE
3.3 - Etapa 2 Passo 3 – Folha de Pagamento da Empresa
3.4 - Etapa 2 Passo 4 – DRE Atualizado
4 - ETAPA 3
4.1 - Etapa 3 Passo 2 – Apuração IR e do CSSL
4.2 - Etapa 3 Passo 3 – Apuração IR e do CSSL – Lucro Presumido
4.3 - Etapa 3 Passo 4 – DRE Atualizado
5 - ETAPA 4
5.1 - Etapa 4 Passo 2 – Apuração de PIS e COFINS
Cálculos de PIS e de COFINS no Lucro Real
DRE Atualizado
5.1 - Etapa 4 Passo 2 – Apuração de PIS e COFINS
Cálculos de PIS e de COFINS no Lucro Presumido
DRE do Lucro Presumido
Conclusão
Referencias Bibliográficas
1 – INTRODUÇÃO
Esta ATPS apresenta cálculos do volume total da carga tributária de um negócio que empreendedores pretendem abrir, a empresa é tributada no Lucro Real e o negócio é voltado para o comercio varejista. A empresa apresentada será a Monac Jeans Comercio LTDA.
Na 1ª etapa serão apresentadas as principais funções e atividades da contabilidade tributária e como o contabilista está lidando com as novas informações, novos programas e novas adequações internacionais adquiridas na contabilidade brasileira. Será também demonstrado o projeto da empresa MONAC, mostrando seu movimento mensal.
Na 2ª etapa é falado sobre a tributação do Brasil no ano de 2012, é também apresentando o cálculo da tributação do ICMS e folha de pagamento da empresa Monac mostrando os cálculos dos tributos de encargos sociais e provisões para férias e 13° salários.
Na 3ª etapa serão apresentados os cálculos para apuração do IRPJ e do CSLL da empresa Monac, acompanhando todo o processo e como é afetado o lucro da empresa, é também feita uma comparação de tais impostos utilizando o regime da empresa como Lucro Presumido.
Na 4ª etapa será apresentada a apuração dos impostos PIS e COFINS da empresa Monac com o intuito de mostrar o verdadeiro lucro que a empresa apresentaria sendo tributada pelo Lucro Real. É também feita a comparação se a empresa tivesse optado pelo Lucro Presumido.
2 - ETAPA 1
2. 1 - Etapa 1 Passo 1 – Resenha de Contabilidade Tributaria nas Empresas
2.1.1 - Diogo
Contabilidade Tributaria nas Empresas
As empresas brasileiras devem identificar os pontos fortes e fracos de sua gestão empresarial através de um diagnóstico empresarial, se não elas podem correr riscos como muitas empresas que foram constituídas em locais em que hoje o Plano Diretor aprovado por Prefeituras não permite o exercício daquela atividade econômica naquela localidade, fazendo com que as empresas fiquem em situação irregular, ou como outras que são obrigadas a investir num projeto ambiental para tratamento de seus resíduos industriais. Mas uma coisa é certa a maioria das empresas não conhece o real impacto tributário na customização de seus insumos e na precificação de seus produtos, desconhecem também os incentivos que podem minorar certos impactos.
Contabilidade Tributaria
A contabilidade tributaria é de suma importância, pois sua matéria essencial é voltada para a identificação, tratamento e gerenciamento dos tributos da empresa referente ao exercício da sua atividade econômica. Mesmo quando o empreendimento for caracterizado como imune ou isento ela deve ser usada, pois existem situações em que os tributos têm seus respectivos alcances.
Alguns dos pontos importantes sobre o sistema de tributação são que:
- A informatização do sistema de tributação visa conter as evasões passando a exigir maior sapiência de quem o alimenta na busca de reduzir um risco factível;
- Quando o fisco informa sobre a desobrigação de apresentar obrigações tributarias acessórias, ele deve ter instrumentos que ratifique aquela informação através de outros meios;
- A maioria dos gestores e profissionais não estão preparados para as novas atualizações tributarias como a adoção dos princípios internacionais, do EFD, SPED, ponto eletrônico, e de muitas outras inovações.
Existem muitos outros pontos importantes que devem ser estudados principalmente pela contabilidade tributaria.
...