Resolução dos exercícios dos capítulos 1 e 2 do livro "Contabilidade Comercial Fácil"
Por: Nickerson Barbosa • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 551 Visualizações
Capítulo 01 – Noções de Comércio e Instituições Comerciais
A – Testes
01- c
02- d
03- b
04- c
05- d
06- c
B – Questões
01- O ser humano, economicamente falando, tem necessidades ilimitadas, as entidades comercias tornam possível o saciar destas necessidades, pois coloca à disposição dos consumidores grande variedade de bens e serviços.
02- As entidades industriais que vendem diretamente ao consumidor conseguem dobrar seu lucro, pois transforma a matéria prima em produto acabado agregando valor, e vende direto ao consumidor sem a intermediação das entidades comerciais.
03- Um contador especializado em Contabilidade Comercial consegue agregar muito conhecimento a um Sindicato de empregados, tornando possível boas negociações coletivas.
04- A Contabilidade de Custos pode ajudar as entidades comerciais no delineamento do preço final repassado ao consumidor.
Capítulo 02 – Classificação de Sociedades
A – Testes
01- b
02- a
03- b
04- d
05- c
06- a
07- b
08- b
09- c
10- c
11- b
B – Questões
01- Sociedade Simples, de maneira geral são as que exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividade intelectual e de cooperativa. Sociedade Empresária tem por objetivo o exercício da atividade própria de empresário.
02- Na Sociedade Limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, já na Sociedade Anônima o capital se divide por ações, e cada sócio é responsável até o limite do preço da emissão das ações subscritas ou adquiridas.
03- Ações e Debentures são exemplos de valores mobiliados que podem ser emitidos por Sociedades Anônimas. Esses devem ser registrados na Comissão de Valores Mobiliários.
04- Espécie é uma subdivisão das ações, se distinguem por um caráter específico. Há duas espécies de Ações, as Ordinárias e Preferenciais, as características que as distinguem são: as Ordinárias são desprovidas de restrições, não dotadas de privilégios, salvo o direito a voto; já as Preferenciais não têm direito a voto, mas têm prioridade tanto na distribuição de dividendo como no reembolso do capital.
05- Não, pois uma de suas exigências de constituição é a subscrição, pelo menos por duas pessoas, de todas as ações em que se divide o capital social fixado no estatuto.
06- Fusão, é a união de duas ou mais empresas, constituindo uma nova, assim extinguido as anteriores.
Incorporação, operação quem que há a absorção de uma ou mais empresa por outra, extinguindo a incorporada.
07- Sociedade não Personificadas, constituída de forma oral ou documental, porém não registradas.
Sociedade Personificadas, legalmente constituída e registrada no órgão competente, passando a ser denominada pessoa jurídica.
08- A Sociedade Cooperativa possui legislação especial, Lei nº5.764∕71, os sócios podem tem responsabilidade limitada ou ilimitada, dispensa do capital social, limitação do valor da soma de quotas do capital social, intransferibilidade das cotas do capital a terceiros.
09- Há quatro tipos de Sociedades Anônimas a Companhia Aberta, a Companhia Fechada, a Sociedade de Capital Autorizado e a Sociedade de Economia Mista.
Companhia Aberta, capta recursos junto ao público, seus valores mobiliários são vendidos em bolsa.
...