SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: Elisalinda • 2/6/2015 • Projeto de pesquisa • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Ciências contábeis
vanessa andreane da silva
contabilidade aplicada
[pic 4]
Quilombo
2015
Vanessa Andreane da Silva
CONTABILIDADE APLICADA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR sexto Semestre - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Contabilidade do setor público
Prof. Carla Ramos
.
Quilombo
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO............................................................................................04
2. EMBRAPA.................................................................................................05
2.1. Embrapa na estrutura da administração pública..............................05-06
2.2. Normas que regem os aspectos contábeis.....................................06-07
2.3. Atividade(s) da empresa.................................................................07-08
2.4. Forma de contratação de pessoal....................................................08-09
2.5. Regime Jurídico.....................................................................................09
2.6. Relevância da demonstração................................................................10
2.7. Notas apresentadas no balanço social..................................................11
3. Obrigatoriedade do Balanço Social....................................................11-12
4. Importância da agricultura familiar..........................................................12
5.CONCLUÇÃO.............................................................................................14
INTRODUÇAO
No trabalho falarei sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA , sobre as leis que regem os aspectos contábeis da entidade, as atividades que a empresa exerce, como é a forma de contratação de pessoas , o regime jurídico . Vai ser comparado o Balanço Social do ao de 2012 com o de 2013. Vamos entender também qual a importância da agricultura família para o cenário Brasileiro .
2.EMBRAPA
2.1 - EMBRAPA NA ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇAO PUBLICA
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária , instituída com fundamento na Lei nº 5.851, de 7 de dezembro de 1972 , é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, nos termos do art. 5o, inciso II, do Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967.
A Empresa tem sede e foro na Capital Federal, podendo, para o bom desempenho das suas finalidades, manter, em qualquer ponto do território nacional, órgãos regionais ou locais, destinados a pesquisas, desenvolvimento de tecnologia e experimentações agropecuárias.A EMBRAPA poderá exercer qualquer das atividades integrantes de seu objeto social fora do território nacional, em conformidade com o que dispuser seu estatuto social.
As finalidades da Empresa são promover, estimular, coordenar e executar atividades de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimentos e tecnologia para o desenvolvimento agrícola do País; Dar apoio técnico e administrativo a órgãos do Poder Executivo, com atribuições de formulação, orientação e coordenação das políticas de ciência e tecnologia no setor agrícola. É facultado à Empresa desempenhar suas atividades mediante convênios ou contratos com entidades públicas ou privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais.
O capital inicial da Empresa, pertencente integralmente à União, será representado pelo valor de incorporação dos imóveis e móveis de seu domínio administrados pelo Departamento Nacional de Pesquisas Agropecuárias e por outros órgãos do Ministério da Agricultura relativamente aos bens a serviço de atividades compreendidas nos fins da Empresa.
Os recursos da Empresa são , a contribuição do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA para pesquisas agropecuárias, fixada pelo Ministro de Estado da Agricultura até o limite de 5% da receita orçamentária anual da autarquia, os dividendos que couberem à União no Banco Nacional de Crédito Cooperativo S.A., na Companhia Brasileira de Alimentação (COBAL) e Companhia Brasileira de Armanezamento (CIBRAZEM), até o limite de 10% do respectivo lucro líquido anual apurado, os recursos provenientes de convênios ou contratos de prestação de serviços, as dotações consignadas no orçamento geral da União entre outros.
A prestação de contas da administração da Empresa é submetida ao Ministro de Estado da Agricultura que, com o seu pronunciamento e a documentação referida no art. 42 do Decreto-lei nº 199, de 25 de fevereiro de 1967, enviará ao Tribunal de Contas da União dentro de 120 dias do encerramento do exercício da entidade supervisionada.
2.2- NORMAS QUE REGEM OS ASPECTOS CONTABEIS
Normas de criação e alteração da Unidade Jurisdicionada: Instituição - Lei nº 5.851, de 7 de dezembro de 1972; Aprovação do Estatuto e alterações – Decreto 7.766 de 25 de junho de 2012. Outras normas infralegais relacionadas à gestão e estrutura da Unidade Jurisdicionada: Deliberação de Diretoria (DD) nº 15, de 24/8/1992 – Modelo Institucional da Embrapa; DD nº 4, de 13/2/1990 – Regulamento Geral da Embrapa; Resolução do Conselho de Administração (RCA) nº 133, de 31/10/2013 - Regimento Interno do CONSAD; V Plano Diretor da Embrapa 2008- 2011-2023, de abril de 2008; Regimentos Internos das Unidades Centrais e Descentralizadas.
...