Sintese - Ciencia atuaria
Por: jlevn • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 787 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
CIÊNCIA ATUARIA
Aluna: Carina Dglioumini
Quando falamos em ciência atuarial nota-se que à bastante desinformação sobre o assunto no Brasil. A ciência atuarial busca através do conhecimento analisar os riscos e expectativas financeiras e econômicas, aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira. Percebe-se assim, que é uma ciência que estuda, analisa, dimensiona e quantifica os ricos. Dedica-se ao estudo de eventos econômico-sociais envolvendo riscos e incertezas. Com base em sua observação o atuário constrói modelos para auxiliar na avaliação das consequências associadas a determinado fenômeno.
Mas, então o que é um atuário? Atuário nada mais é que um profissional de negócios que desenvolve e aplica modelos matemáticos a problemas de seguros, resseguros, previdência social e privada, planos de saúde e finanças. O atuário de forma resumida é um especialista em gestão de riscos. Ele pesquisa e analisa dados para estimar a probabilidade e o custo provável da ocorrência de eventos minimizando assim perdas futuras.
Para ficar mais claro a sua atuação pegamos como exemplo o seguro de vida, é o atuário que define os valores dos prêmios que devem ser pagos para garantir o cumprimento do contrato. Estes valores são definidos a partir de tabuas biométricas, premissas econômicas, probabilidade e matemática financeira (Figura 1).
[pic 1]
Figura 1: Calculo
Assim, resumidamente, o atuário é o profissional academicamente capacitado para solucionar as questões relativas às aplicações de seguros mediante a aplicação da Ciência Atuarial, sendo apenas deste a competência de emissão de parecer sobre assuntos envolvendo problemas de avaliação atuarial e o parecer atuarial. Além de ser também o responsável técnico por assinar balanços das empresas de seguros e de capitalização. Veja também que o atuário é um profissional multidisciplinar, que agrega conhecimento em matemática, estatística, finanças, legislação, contabilidade, economia e gestão. Suas principais áreas de atuação se estabelecem em, basicamente, três setores econômicos:
- Seguros: trabalha com a fiscalização do trabalho técnico na área de seguros, ficando responsável pelos cálculos de prêmios e indenizações, além dos cálculos de probabilidades.
- Previdência: pode trabalhar tanto com a Previdência Social como com a privada, gerenciando os cálculos de fundos a serem criados para a cobertura de compromissos futuros, além de produzir relatórios de avaliação e mensuração do alcance da previdência e de possíveis riscos.
- Capitalização e investimentos: trabalha com a pesquisa de fundos de investimento, a elaboração de planos e políticas de investimento, com a gestão desses fundos, com aconselhamento e consultoria no mercado financeiro e a medição dos possíveis riscos.
No Brasil, a qualificação profissional dos atuários, necessariamente é realizada através do curso de graduação em ciências atuariais. Para obter o registro profissional de atuário de acordo com o decreto lei 806/69 que regula a profissão de atuário os interessados precisam primeiramente passar pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), encaminhando a documentação necessária, como o diploma de conclusão de curso. Após receberem o parecer conclusivo do instituto é que devem se dirigir ao MTE para solicitar o registro. Após ter o registro um diferencial no mercado de trabalho seria o profissional ter o número MIBA, mas para ter este número o mesmo precisa passar por um exame onde tem que acertar 50% da prova que é realizado uma vez ao ano. Muitos órgãos reguladores e fiscalizadores exigem que o profissional tenha este número para poder assinar os documentos. Seguradoras, fundo de pensão são alguns dos Órgãos que exigem do profissional o número MIBA.
...